Reservas provadas localizadas no pré-sal subiram 43% em 2013.

pocos petroleo - Sindicamp

Segundo a Petrobras, suas reservas provadas no pré-sal em 2013 cresceram 43% quando comparadas ao ano de 2012. Atualmente, mais de um quarto das reservas provadas da Petrobras são provenientes do pré-sal.
O que permitiu este crescimento de reservas no ano passado foi basicamente a perfuração de 42 poços nesta camada do pré-sal, associada ao bom desempenho das plataformas em produção nas Bacias de Campos e Santos.
O aumento das reservas ocorre em paralelo com uma produção crescente na camada do pré-sal. Em 13/1 deste ano entrou em operação, com uma produção de 28 mil barris de petróleo por dia, o segundo poço produtor da plataforma Cidade de Paraty, no campo de Lula, totalizando 58 mil barris de petróleo por dia nesta plataforma.
A produção acumulada nos campos da camada pré-sal, iniciada em 2008, já ultrapassou a marca de 290 milhões de barris de óleo equivalente. Desta forma, alcançamos em seis anos de produção no pré-sal quase o dobro do acumulado em 35 anos de produção do campo de Garoupa (156 milhões de barris de óleo equivalente), localizado na Bacia de Campos.
Em dezembro de 2013, três Declarações de Comercialidade demonstraram a viabilidade da produção em três áreas distintas do pré-sal: Lapa (Carioca), Búzios (Franco) e Sul de Lula (Sul de Tupi), todos na Bacia de Santos.
Adicionalmente, em 2013, descobertas do pré-sal em campos já em produção na Bacia de Campos, como Albacora, Caratinga e Marlim Leste contribuíram para o aumento das reservas, e, principalmente, para a rápida monetização das mesmas, através da interligação dos poços às plataformas em operação.
Neste ano de 2014, no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, 17 novos poços serão interligados às plataformas já instaladas.
No segundo semestre de 2014, duas novas plataformas entrarão em produção no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos: a plataforma de Cidade de Ilhabela no campo de Sapinhoá Norte, e a plataforma de Cidade de Mangaratiba no campo de Iracema Sul, acrescentando 300 mil barris de petróleo por dia à capacidade de produção instalada no Polo Pré-sal da Bacia de Santos. Nestas duas novas plataformas serão interligados outros cinco novos poços em 2014.
Fonte: Transporta Brasil.