Receita Federal debate a implantação de lacre eletrônico

A NTC&Logística participou de uma reunião ontem, dia 23 de junho, na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em São Paulo, promovida pela Receita Federal do Brasil e o Instituto Aliança PROCOMEX, de onde a NTC é membro. O tema abordado foi a implantação do lacre eletrônico, um sistema para garantir mais segurança no transporte de cargas.

O sistema, utilizado na Argentina desde 2009, garante que a carga seja transportada em segurança durante todo o percurso. A Receita Federal está fazendo um estudo de como o lacre seria produzido no Brasil.

O processo de pesquisa e implantação é composto por duas fases:

1° fase – é publicada a norma com as características do produto, e enviada para possíveis fornecedores. Após a definição da empresa responsável pela produção, ela precisa da certificação para dar início ao processo de fabricação. Dessa forma, os testes começam a serem feitos para verificar se o produto atende às expectativas da Receita Federal.

2° fase – após a aprovação do material, dá-se início à fase de implantação, que obedece um cronograma de ações, previsto para que todos os veículos de transporte rodoviário de cargas estejam equipados até o início de 2017.

Entre as exigências iniciais da Receita Federal, está a de que o produto precisa ser criptografado, para que o processo de localização seja mais eficiente.

Fonte: NTC&Logística