Notícias

Quase mil condutores são flagrados no teste do bafômetro em 17 dias.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que entre o dia 20 de dezembro e 5 de janeiro mais de 250 mil veículos transitaram pelas estradas gaúchas para idas e vindas das festas de fim de ano. Segundo o Detran gaúcho, em 17 dias a fiscalização flagrou 949 motoristas alcoolizados, o que representa quase 10% dos testes de bafômetro aplicados (10.536). Os dados apontam que neste período, 49 pessoas morreram em decorrência dos acidentes.
O resultado da operação da 25ª Viagem Segura foi apresentado ontem em entrevista coletiva no Palácio Piratini. O governador em exercício, Beto Grill, salientou que houve uma mudança de comportamento da população. “Temos relatos de que aumentou a quantidade de pessoas que alterou o horário de trafegar para evitar os horários de pico”, disse ele.
A Viagem Segura de final de ano, que neste ano uniu os feriados de Natal e Ano-Novo em uma única operação, fiscalizou mais de 332 mil veículos e registrou 55,5 mil infrações. Também foram recolhidos 3,8 mil veículos irregulares e 1,4 mil CNHs. Mesmo com o reforço na fiscalização, durante a 25ª edição da operação, ocorreram 3.386 acidentes de trânsito, 49 com vítimas fatais e 1.845 feridos.
Cerca de um terço (365) dos motoristas autuados por embriaguez foi enquadrado em crime de trânsito, previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. O motorista alcoolizado é enquadrado por crime de trânsito quando está com concentração de álcool no sangue maior do que 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, ou quando se recusa a realizar o bafômetro e tem a embriaguez constatada pelos policiais.
Embora a comparação seja inexata, devido às diferenças entre os feriados e as características das operações de 2012 e 2013, a média diária de veículos fiscalizados aumentou de 16,7 mil/dia nas operações de Natal e Ano-Novo de 2012, para 19 mil na operação de 2013. A média de testes do etilômetro realizados também aumentou. Passou de 378 ao dia para 611 ao dia.
Fonte: Jornal do Comércio – RS.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up