Prudência ao volante deve fazer parte dos deslocamentos

Voltar para casa “são e salvo”, sem imprevistos, é o anseio de todos que vão viajar nesta semana. O feriado prolongado da Independência do Brasil, comemorado na próxima quinta-feira (7 de setembro), se estende até domingo (10), e é uma ótima oportunidade aos que desejam pegar a estrada para sair da rotina e curtir dias de sossego e lazer. Mas, para que a diversão seja garantida, os motoristas precisam fazer a lição de casa: dirigir com prudência. O movimento nas rodovias costuma ser bastante intenso em feriadões, e requer cautela.

Dirigir embriagado, em alta velocidade e fazer ultrapassagens em lugares proibidos, infelizmente ainda são infrações frequentes nas rodovias brasileiras. No último feriado prolongado, o de Corpus Christi, no mês de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou 5.262 condutores efetuando ultrapassagens irregulares e registrou 76.082 imagens de condutores em excesso de velocidade nas rodovias federais. Vale destacar que excesso de velocidade e ultrapassagem irregular são as condutas mais lesivas no trânsito quando resultam em acidentes. “A alta velocidade é, sem dúvida, um fator que agrava as ocorrências. Além de potencializar os riscos da perda de controle do veículo, ela reduz o tempo do motorista para a reação e aumenta a distância até a frenagem”, alerta Luiz Gustavo Campos, diretor da Perkons, empresa de gestão de trânsito. Além do policiamento ostensivo, a PRF também intensifica ações educativas nessas datas, buscando sensibilizar os motoristas e passageiros de seus papeis na construção de um trânsito mais seguro. “Todos têm papel fundamental quando falamos em segurança no trânsito”. Assim, cabe aos motoristas exercer o seu papel com responsabilidade para evitar sinistros e, principalmente, com vítimas graves”, finaliza Campos.

Fonte: ABTC.