Notícias

Programa Despoluir completa sete anos e soma mais de 1,1 milhão de avaliações ambientais.

 

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte completa, nesta sexta-feira (18), sete anos de atividades e soma 1,1 milhão de avaliações ambientais realizadas junto a mais de 23 mil transportadores, segundo balanço da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e do Sest Senat.

Os números demonstram a relevância do Programa criado em 2007, com o objetivo de promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente e reduzir as emissões de poluentes causadas pela atividade transportadora.

Um dos principais eixos da iniciativa é o Projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, realizado em parceria com as Federações de Transporte de cada região. Por meio dele, são realizadas avaliações ambientais em veículos de profissionais autônomos e na frota de transportadoras.

No trabalho, os técnicos do Despoluir verificam, com base em normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), se a opacidade da fumaça emitida está de acordo com padrões estabelecidos. Em caso positivo, é emitido um selo do Despoluir, que atesta a regularidade. Do contrário, as equipes indicam a manutenção necessária para a correção do problema e o veículo é posteriormente reavaliado. 

Com as orientações e avaliações periódicas, em sete anos, a média de aprovação aumentou de 82,04% para 88,87%.

Outros dados do Despoluir.

Desde 2007, o total de unidades de atendimento saltou de 54 para 82. Cada unidade é composta de carro para deslocamento nos atendimentos, opacímetro, tacômetro e computador portátil. Até o final de 2014, serão 100 unidades em operação.

Hoje, 21 Federações desenvolvem o Projeto de Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. A previsão é que sejam 27 até o final do ano. 

Ao todo, 11.014 empresas e 12.678 transportadores autônomos estão cadastrados junto ao Programa em todo o país. 

A execução de outros projetos ligados ao Despoluir tem fortalecido a representatividade e a participação do setor de transportes nos debates e definições de políticas públicas sustentáveis. Isso tem ocorrido por meio da atuação junto ao governo federal, meio acadêmico, câmaras técnicas, fóruns e grupos de trabalho voltados à gestão ambiental.

A responsabilidade do setor com o meio ambiente é reforçada, ainda, por meio da capacitação de milhares de caminhoneiros autônomos, taxistas e trabalhadores do setor de transporte por meio do Sest Senat e das Federações.   

Próximos projetos e desafios O Despoluir está permanentemente sendo aperfeiçoado. Atualmente, um dos objetivos é incrementar os gerenciamentos nacional e regional dos dados e informações do Projeto de Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. Por isso, está em desenvolvimento um novo sistema de informações do Programa, mais robusto e completo, já em fase final de adequação.  

Uma das metas, além disso, é ampliar os atendimentos do Programa, as parcerias estratégicas, a conscientização e a capacitação dos transportadores e usuários do transporte para que atuem como agentes multiplicadores de boas práticas. 

Na pauta central das ações devem permanecer temas como eficiência energética, sustentabilidade, inovação, mobilidade, tecnologia, renovação de frota e poluição atmosférica, entre outros.  

Natália Pianegonda

 

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: