Prejuízo de R$ 3,8 bilhões pela má qualidade do pavimento

O Brasil é o segundo maior exportador de soja e de milho do mundo. Em 2014, foram 46 milhões de toneladas de soja e 19,5 milhões de toneladas de milho exportadas. Mas há problemas graves no escoamento. Somente as condições do pavimento das rodovias levam a um aumento de 30,5% no custo operacional, segundo o estudo inédito da CNT (Confederação Nacional do Transporte) Transporte & Desenvolvimento – Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho, divulgado nesta segunda-feira (25).

O levantamento aponta que, se fossem eliminados os gastos adicionais devido a esse gargalo, haveria uma economia anual de R$ 3,8 bilhões. O montante corresponde ao valor de quase 4 milhões de toneladas de soja ou a 24,4% do investimento público federal em infraestrutura de transporte em 2014. Esse dado torna-se ainda mais relevante porque há uma distribuição inadequada da malha de transporte: 65% da soja é transportada por rodovias. Outros 26% são escoados por ferrovias e 9% por hidrovias.

“O transporte se torna mais caro em razão das más condições da infraestrutura. A gente percebe, por exemplo, que se houvesse uso mais intensivo de ferrovias e hidrovias, o custo da movimentação seria mais baixo e mais vantajoso. Como a densidade da nossa infraestrutura ainda é baixa, o custo sobe e o país perde competitividade”, explica o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, principal concorrente do Brasil nesse mercado, 20% da produção é transportada por caminhões. Na Argentina, o percentual é de 84%, mas as distâncias médias entre regiões produtoras e portos vão de 250 a 300 quilômetros.

Já aqui no país, a distância percorrida por caminhões, do Centro-Oeste (principal área de produção de grãos no país) até os portos do Sul e do Sudeste, chega a ser superior a dois mil quilômetros. Isso ocorre na maior parte dos deslocamentos de soja e milho, já que, atualmente, 67% das exportações ocorrem pelos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

Maioria dos embarcadores reclama das condições das rodovias

A má qualidade das rodovias é considerada problema grave ou muito grave por 85,8% dos embarcadores ouvidos pela CNT no estudo Transporte & Desenvolvimento – Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho.

A percepção de quem depende da malha rodoviária para escoar a produção é confirmada pela Pesquisa CNT de Rodovias 2014. Segundo o levantamento, 63,4% das vias utilizadas para escoamento de soja e milho apresentam alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria.

O Brasil ocupa o 122º lugar no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial em relação a rodovias. Os Estados Unidos estão na 16ª posição e, a Argentina, na 110ª.

Fonte: Agência CNT de Notícias