Preço do álcool está mais atrativo em apenas três Estados

Em pleno período de colheita de cana-de-açúcar no Centro-Sul do País, os preços do etanol nas bombas só estão competitivos em relação à gasolina nos Estados do Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pelo AE-Taxas. Nos demais Estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais vantajosa.

A relação só é favorável ao etanol quando a cotação o preço do produto está abaixo de 70% do valor gasolina. Em Mato Grosso, o etanol vale 66,04% do preço da gasolina. Em Minas Gerais, a relação está em 68,93%; e em São Paulo, em 66,66%.

Os preços do etanol hidratado caíram em apenas nove Estados e no Distrito Federal na semana passada. O valor subiu em outras 16 unidades da federação e ficou estável em Santa Catarina. No período de 30 dias, o biocombustível subiu em 13 Estados, caiu em 8 e no Distrito Federal e permaneceu estável em cinco.

Em São Paulo, a cotação subiu 0,61% na semana passada, para uma média de R$ 2,303 o litro. No período de um mês, acumula alta de 0,47%. A cotação do litro da gasolina ficou, em média, em R$ 3,455 por litro.

Fonte: O Estado de S. Paulo.