Notícias

Portonave aumenta em 37% as importações.

Pelo andar da carruagem, a Portonave tem o que comemorar neste início de ano. Em janeiro, a companhia movimentou 52.550 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), com destaque para as importações, que tiveram uma alta de 37% se comparado com janeiro do ano passado.
Em relação ao mesmo período de 2013, o Brasil teve um crescimento de 0,39% e Santa Catarina registrou um aumento de 23% nas importações em janeiro – segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Para a analista comercial da Portonave, Dayane Zaguini, o aumento registrado no Terminal se deve ao recebimento de navios maiores (de 42 embarcações que atracaram em janeiro, 17 tinham comprimento acima de 299 metros); à antecipação de compra pelos importadores da Ásia, que se programaram em relação ao feriado chinês (de 01 a 06 de fevereiro) e ao cenário de expansão de Santa Catarina. “Os serviços marítimos que trazem cargas da Ásia são os que mais apontaram crescimento em movimentação de contêineres”, comenta Dayane. Além disso, “muitos importadores que têm a sua operação em outro estado vêm buscando Santa Catarina como uma opção logística e isso reflete diretamente no crescimento do Terminal”, conclui.
Fonte: Canal do Transportador.

Compartilhe: