Notícias

Porto de Santos será fechado por vários dias para trabalhos do túnel.

porto santos - Sindicamp

Trechos do canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, serão interditados ao longo dos próximos 13 dias para a realização dos serviços de sondagem para a implantação do túnel entre as cidades de Santos e Guarujá. A primeira interdição é nesta quinta-feira (2), das 11h às 23h, entre os armazéns 28 e 29. Os trechos de bloqueio modificam com o passar dos dias.

A Dersa irá testar a estabilidade do subsolo no canal do Porto de Santos para a implantação do túnel entre Santos e Guarujá. A Dersa irá utilizar uma máquina de grande porte que desce até o subsolo do canal e coletará amostras que, posteriormente, serão enviadas para um laboratório onde serão feitos outros testes. O objetivo é que os técnicos e engenheiros tenham todas as informações necessárias sobre o solo para a implantação do túnel. O trabalho será realizado em vários pontos do canal durante 13 dias.

De acordo com o comandante Alexandre Motta de Sousa, da Capitania dos Portos, as restrições de navegação são apenas no trecho interditado. “Vai fechar o trânsito não só para os navios, mas para as embarcações de pequeno porte também. Nesta quinta-feira será entre os armazéns 28 e 29. O navio pode entrar no Porto desde que não vá atracar nesses armazéns”, explica. De acordo com Sousa, o trabalho foi programado com antecedência e todos os órgãos responsáveis foram comunicados para não prejudicar os serviços portuários.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu o comunicado sobre a interdição do trecho e também avisou as agências de navegação sobre o bloqueio. A Codesp está remanejando a atracação dos navios que irão chegar ao Porto de Santos para outro dia. Segundo a Codesp, não há congestionamentos no canal por conta dessa ação. Cerca de 14 navios atracam diariamente no cais santista.

Fonte: Do G1 Santos.

Compartilhe: