Notícias

Placa de sinalização indica curva errada em rodovia do Paraná.

 

Uma placa indicando uma sinalização errada na PR-151, entre Palmeira e São João do Triunfo, na região dos Campos Gerais do Paraná, chamou a atenção do internauta Cliceu de Oliveira. A placa mostra uma curva acentuada à esquerda sendo que, na sequência, os motoristas devem virar à direita. “Fiquei preocupado porque pode confundir o motorista e causar acidentes”, afirma.

O eletricista estava viajando a trabalho no dia 8 de outubro e deparou-se com a sinalização errada. “Na hora não pude parar para fotografar, mas no retorno da viagem, no dia 10, parei o carro para registrar o absurdo”, relata. Oliveira conta que tentou entrar em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para mostrar a fotografia e pedir a correção da placa, mas não obteve resposta até as 10h desta quinta-feira (16).

Oliveira teme que a placa errada continue no local e acabe causando acidentes graves, já que a estrada é de pista simples. “Se o motorista vir essa sinalização à noite ou se tiver neblina na hora, pode ser muito perigoso”, acredita.

Nota da Redação: de acordo com o DER-PR, placas de sinalização nas estradas da região dos Campos Gerais têm sido constantemente alvo de vândalos. O caso da PR-151, registrado pelo internauta Cliceu de Oliveira, não é diferente. “Os vândalos têm o trabalho de tirar de um local e ainda colocar em outro. É puro vandalismo”, explica a engenheira civil do DER-PR, Débora Romanini.

Outro caso recente aconteceu em setembro, próximo à região do Abapã, na cidade de Castro. As placas com a contagem de 3-2-1, que indicam curva perigosa adiante, tiveram os números invertidos. No dia 29 do mesmo mês, um fazendeiro avisou o DER que em torno de 15 placas de sinalização haviam sido jogadas perto da propriedade dele, na Colônia Castrolanda, também em Castro. Nas duas situações, a sinalização já foi corrigida, segundo informou a engenheira civil.

Sobre o caso fotografado pelo eletricista, entre Palmeira e São João do Triunfo, Débora garantiu que a placa será alterada ainda nesta quinta-feira.

Ainda segundo ela, não há como identificar os vândalos, pois não existem câmeras nas rodovias. No entanto, a engenheira pede para que motoristas informem o DER quando avistarem situações parecidas para que o problema seja corrigido o quanto antes. Na região dos Campos Gerais, o telefone para contato é (42) 3219-1800, e em Curitiba, o número é (41) 3304-8000.

Fonte: G1.

Compartilhe: