Pesquisa sobre mobilidade urbana no DF definirá ações para os próximos 20 anos

O Metrô-DF (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal) dará início à Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF, que fornecerá dados para todos os atores envolvidos com o planejamento do sistema de transporte público, como metrô, ônibus e trem regional. Será o mais abrangente levantamento de informações de mobilidade realizado até hoje no Distrito Federal e o primeiro realizado por uma unidade da Federação.

O resultado da pesquisa vai direcionar a elaboração do PDTT/DF (Plano de Desenvolvimento do Transporte Público Sobre Trilhos do Distrito Federal).

Os pesquisadores entrevistarão mais de 50 mil moradores em 20 mil domicílios do DF até setembro deste ano, para coletar dados socioeconômicos, deslocamentos e as características de cada morador. As entrevistas serão feitas nas áreas urbanas, em todas as regiões administrativas, de terça a sábado.

O estudo permitirá conhecer o padrão de deslocamento da população e, assim, nortear decisões e priorizar projetos que atendam às principais necessidades dos moradores de todas as regiões administrativas.

Levantamento realizado no PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade), em 2010, indicou que 40% das viagens originadas no DF tinham como destino a região de Brasília. O crescimento da frota veicular foi de 75% entre 2001 e 2009. Além disso, mais da metade das viagens motorizadas foram realizadas em automóvel.

Os interessados poderão obter mais informações ao acessar o site www.pmudf.com.br e ligar para a Central de Atendimento da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (0800-738-4818), de segunda a sexta, das 9h às 17h. As ligações são gratuitas. Os canais da Ouvidoria e o Whatsapp (61-9220 0176) do Metrô-DF também servirão como canais à população para a busca de informações e esclarecimento de dúvidas.

Com informações do Metrô DF

Fonte: Agência CNT de Notícias.