Notícias

Pesquisa da CET estima haver 10 mi de infrações de trânsito por hora em SP

 

Pesquisa feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que são cometidas, em média, cerca de 10 milhões de infrações de trânsito por hora na cidade de São Paulo.

O estudo foi feito em 20 cruzamentos em todas as regiões da cidade entre março e maio deste ano. Os pesquisadores observaram o comportamento dos motoristas, sem fazer autuação, anotando sete tipos de infrações (falta de cinto, uso do celular, dirigir com o braço para fora, avançar no sinal vermelho, não respeitar o Pare, uso do capacete e uso da seta).

No total foram analisados 15.370 veículos, que cometeram 8.521 infrações. Ou seja, 55% dos motoristas deixaram de respeitar alguma das regras de trânsito.

O responsável pela pesquisa foi o consultor Horácio Figueira, mestre em engenharia de transportes pela USP (Universidade de São Paulo).

Ele fez um cálculo, com base nos resultados, para estimar quantas infrações seriam cometidas em um ano. Chegou ao resultado de 46,9 bilhões.

Considerando que no ano passado foram aplicadas 10,6 milhões de multas na cidade, a pesquisa estima que atualmente são fiscalizadas apenas 1 para cada 4.416 infrações cometidas.

Figueira, que coordenou o trabalho de forma voluntária, propôs à prefeitura que a fiscalização de trânsito passe a ser realizada de forma aleatória em toda a cidade, em todos os horários e todos os dias do ano.

O objetivo, diz, é melhorar a segurança no trânsito na cidade à exemplo do que é feito pelo controle de qualidade no setor industrial –que também analisa a produção de forma aleatória e amostral.

O consultor sugeriu que a cidade busque uma meta de reduzir o índice de multas por infração para 1 a cada 100. Isso implicaria, teoricamente, em aumentar o número atual de multas em mais de 4.000 vezes.

Ele reconhece que usando a nova forma de fiscalização o número de multas tende a aumentar nos primeiros meses. Mas acredita que isso levará à queda no número de infrações cometidas.

“O objetivo não é apenas a multa pela multa, mas as pessoas precisam acordar e tomar uma chacoalhada no inicio”, afirma.

A pesquisa foi apresentada nesta quinta-feira (18) em reunião do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito.

O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a CET vai adotar as sugestões do consultor. Já foram definidos 250 pontos, 50 em cada região da cidade, que passarão a ser fiscalizados a partir de agosto.

Tatto disse que não espera grande aumento nas multas, pois há uma limitação na capacidade da CET de gerar autuações. E afirmou que o objetivo não é aumentar a arrecadação, mas reduzir o número de acidentes.

Segundo Valtair Valadão, diretor de operações da CET, os locais de fiscalização não serão informados para manter o fator surpresa. Mas ele disse que os pontos ficam em regiões em que hoje a fiscalização não é tão presente.

Os marronzinhos não vão fiscalizar todos os locais de uma vez –haverá um sorteio para definir os locais de forma aleatória.

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe: