Parte do empresariado mantém expectativa de lucro mesmo com queda no PIB

real moeda 020120a84t47475213 - Sindicamp

Apesar da recessão da economia brasileira, uma parcela dos executivos espera que suas empresas tenham faturamento maior em 2020. Uma pesquisa feita pela consultoria KPMG e divulgada nesta 2ª feira (7.set.2020) pelo Estado de S. Paulo mostra que 35% dos entrevistados apostam em alta dos ganhos.

A KPMG entrevistou 193 executivos de alto escalão, de junho a julho. Essa é a 2ª edição do levantamento e mostra que os empresários estão mais confiantes. Na 1ª pesquisa, feita com 91 executivos entre abril e maio, 24% apostaram em crescimento.

Dos entrevistados entre junho e julho, 12% acreditam que o faturamento pode crescer 10% em 2020; 17% acham que o aumento pode ser de 10% a 25%; 6% pensam que o aumento será de mais de 25%.

Para 44%, o faturamento vai ser menor. Já 21% acreditam que o valor vai ser muito próximo do registrado em 2019.

André Coutinho, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, explica que a expectativa de crescimento no faturamento é maior em determinados setores. Entre eles, comércio eletrônico, telemedicina, marketing digital, serviços de streaming e a indústria de alimentos. São áreas que conseguiram escapar da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

A pandemia teve forte efeito negativo sobre a economia brasileira como 1 todo. O PIB (Produto Interno Bruto), soma dos bens e serviços produzidos no país, caiu 9,7% no 2º trimestre, na comparação com os 3 meses iniciais do ano. O resultado negativo faz o Brasil entrar numa recessão técnica, quando 2 trimestres consecutivos registram retração do nível de atividade.

Fonte: Poder360