Notícias

Parceria quer reduzir pela metade as mortes no trânsito

O Ministério das Cidades, o Instituto Tellus e a Cervejaria Ambev anunciaram a assinatura de uma parceria para implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Criado em janeiro de 2018, o Pnatrans tem o objetivo de reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito no país, em um período de dez anos.

A primeira etapa do plano inclui a coleta de informações e estatísticas junto aos Detrans de nove estados, além do Distrito Federal. A tarefa temo objetivo de traçar um diagnóstico inicial da segurança viária no Brasil, identificando as principais causas dos acidentes para, então, definir as frentes de atuação do programa. Na etapa seguinte, o trabalho deverá se estender para os demais 16 estados.

A partir desse diagnóstico, será definida e implantada uma metodologia de coleta, tratamento e divulgação dos dados nacionais, além de metodologias de desdobramento e comunicação das metas a serem definidas para que, em dez anos, o índice nacional de mortes no trânsito caia 50%.  “A estruturação e divulgação do diagnóstico nacional das fontes de dados de segurança viária vai ajudar a fomentar novas iniciativas para redução de mortes e salvamento de vidas”, explica o diretor presidente do Tellus, Germano Guimarães.

A afirmativa tem o aval do vice-presidente de Relações Corporativas da Cervejaria Ambev, Pedro Mariani. “Para diminuir as mortes no trânsito, acreditamos que é necessário ir além das campanhas de conscientização. Temos o trânsito seguro e o consumo consciente de bebidas alcoólicas como temas de extrema importância para nós quanto a qualidade de nossos produtos. Para colocar de pé esse objetivo, é preciso juntar nossa energia com o banco de dados do poder público para agir, de fato, onde os acidentes acontecem”, ressalta Mariani.

Fonte: Frota & Cia.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email