Para não pagar pedágio, motoristas levantam e até quebram cancela

Em um mês, foram 15 mil infrações em GO e 2 estados, diz concessionária. Nova portaria do Denatran permite que ‘fujões’ recebam a multa em casa.

Segundo a concessionária, no período entre agosto e setembro, foram 14,9 mil casos de evasão de pedágios se somados números de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, onde a empresa também atua.

Em todo o país, este número aumentou 75% de 2013 para 2015, de acordo com dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

“O risco aumenta muito nessas evasões, principalmente no sistema automático de passagem, onde o veículo está em velocidade, a outra tenta entrar atrás para não pagar, e se ele parar bruscamente por algum motivo, há a colisão traseira”, diz o diretor da concessionária Triunfo Concebra, Odenir Sanches.

Multa
Até o início deste mês, quem praticava esse tipo de infração só recebia a multa de R$ 127 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em caso de flagrante. Porém, uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) autorizou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) faça a fiscalização por meio de imagens.

Desta forma, as evasões de pedágio serão transmitidas pela internet. Os condutores podem até fugir, mas após a análise do material feita pela PRF, eles receberão a multa em casa.

Fonte: Do G1 GO