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Para escoar safra recorde, Paranaguá (PR) reduz tempo de carregamento de grãos

 

O Porto de Paranaguá (PR) acaba de testar um sistema que vai tornar mais rápido o carregamento de grãos no Corredor de Exportação. O primeiro navio de soja concluiu, no dia 28 de março, suas operações em uma nova modalidade de carregamento, chamada Super Berço. Em apenas 33 horas, o navio Innovation carregou 63.307 toneladas do produto.

O tempo de carregamento normal de um navio é 48 horas, o que significa que houve uma redução de 15 horas, gerando um ganho operacional de 31,25%.

A operação foi feita pelo Terminal da Interalli e inaugurou uma nova regra da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), prevista na Ordem de Serviço 001/2016, que dá prioridade de atracação para embarcações que se comprometem a concluir um embarque de 65 mil toneladas em até 36 horas.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Divino, a nova regra operacional tem como objetivo atender a grande demanda de granéis sólidos prevista para carga e descarga no Porto de Paranaguá e a consequente necessidade de dar maior agilidade às operações. O berço utilizado para as atracações prioritárias será o 213 do Corredor de Exportação.

“Queremos reduzir cada vez mais o tempo de espera para atracação e esta medida só está sendo possível porque adquirimos novos shiploaders que têm condições de operar com duas correias simultâneas de abastecimento de carga, com capacidade de 2 mil toneladas por hora”, diz.

Ele explicou que a operação no Super Berço só é possível para os terminais que estiverem com a estrutura atualizada para operar com o dobro da capacidade. Os quatro novos carregadores de navios que estão em operação no Corredor de Exportação conseguem embarcar grãos com 33% mais agilidade do que os antigos, aumentando a velocidade de carregamento de 1,5 mil toneladas por hora para 2 mil toneladas por hora. O investimento foi de R$ 59 milhões.

“A ideia é que os terminais que ainda não realizaram os investimentos para operar nestas condições enxerguem a vantagem de carregar na metade do tempo e façam suas adaptações para que possam solicitar o Super Berço. Assim, todos ganham, com mais produtividade e mais carregamentos em um menor espaço de tempo”, diz Dividino.

Os navios que solicitarem carregamento no Super Berço terão prioridade no line-up, que é uma fila de 18 navios, e poderão atracar no porto tão logo cheguem à baía de Paranaguá, passando à frente dos demais.

Fonte: Transporta Brasil.

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