Países do Mercosul e União Europeia são parceiros estratégicos do Brasil no setor de transportes, diz ministro

Ao receber embaixadora da Espanha, Renan Filho destacou a importância da cooperação brasileira e espanhola para atrair investimentos

Ofortalecimento da parceria entre a União Europeia e o Mercosul no setor de transportes é uma das metas do Governo Federal para atrair mais investimentos e melhorar a qualidade da malha viária brasileira. Nesta quarta-feira (15/03), o ministro dos Transportes, Renan Filho, recebeu a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para estreitar os laços entre os dois países e reforçar a cooperação internacional.

Durante o encontro, o ministro destacou a malha ferroviária da Espanha como exemplo a ser seguido pelo Brasil no aprimoramento dos transportes sobre trilhos – tanto de cargas quanto de passageiros. Renan Filho também reconheceu o papel de empresas espanholas na gestão de importantes ativos de infraestrutura do país já transferidos à iniciativa privada.

A embaixadora citou como exemplos a administração dos terminais aéreos de Congonhas (SP) e Maceió (AL), geridos por empresas com sede na Espanha, e obras em território nacional que são executadas pela COMSA Corporación, empresa de desenvolvimento de infraestrutura e engenharia industrial que atuou no projeto do BRT em Brasília (DF) e de intervenções na BR-101/AL.

Diálogo ampliado

Desde que assumiu o comando do Ministério dos Transportes, Renan Filho tem dialogado com representantes de governos e entidades de diversos países, a fim de ampliar a cooperação internacional no setor de transportes.

O ministro já se encontrou com embaixadores de importantes parceiros comerciais, incluindo China e os vizinhos Uruguai e Argentina – países latino-americanos com os quais há projetos de infraestrutura rodoviária em andamento –, além de representantes do Banco Mundial.

Fonte: Ministério da Infraestrutura