Notícias

Órgão mapeia principais pontos de mendicância em ruas de Campinas

 

Um mapeamento feito pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Campinas indica pelo menos nove cruzamentos da cidade com maior incidência de pessoas pedindo esmolas para pedestres e motoristas. As avenidas Norte-Sul e Moraes Sales estão entre as principais, de acordo com o levantamento.

Nestes locais de muito movimento, o trânsito para por alguns segundos com o farol vermelho, o que facilita a abordagem de quem passa de carro ou andando .  “Quando percebo que a pessoa precisa de coração eu ajudo. Não sei se estou ajudando ou se estou atrapalhando”, disse o empresário Saulo Henrique.

O coordenador de Prevenção às Drogas, Nelson Hossri, alega que dar esmolas nos semáforos pode acabar financiando o tráfico e o uso de drogas.
“Você acaba financiando o uso de drogas. Oitenta por cento  dos moradores de rua são dependentes de álcool e crack, que são as drogas mais baratas.”, explica o coordenador.

Ele ressalta que, com o dinheiro dado pelos motoristas e pedestres, os usuários de drogas e moradores de rua não procuram os serviços municipais oferecidos pela Prefeitura como atendimento médico, alimentação e até abrigo.

O órgão fará uma campanha de prevenção nos semáforos para orientar condutores para evitar dar esmolas para estimular o uso de benefícios públicos. Isso vai ocorrer toda quinta-feira nos principais cruzamentos elencados no estudo.

Locais principais:

Avenida Orosimbo Maia x Avenida Norte-Sul

Avenida Moraes Sales x Jesuíno Marcondes Machado

Avenida Júlio Prestes x Avenida Nossa Senhora de Fátima

Avenida Norte-Sul x Moraes Sales

Rua Benjamin Constant x Avenida Anchieta

Avenida Princesa d´Oeste perto do Estádio do Guarani

Rua Coronel Quirino x Avenida Moraes Sales

Avenida Brasil x Avenida Orosimbo Maia

Rua Barreto Leme x Avenida Norte Sul

Fonte: G1.

Compartilhe: