Notícias

Operação fiscaliza jornada de trabalho de caminhoneiros na BR-155

 

Em Marabá, no sudeste do Pará, uma operação do Ministério do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou na última quarta-feira (31) a carga horária dos motoristas de caminhões. A operação se concentrou em frente ao posto da PRF na BR-155.

Neste primeiro momento, os alvos foram motoristas de caminhões, mas ainda este ano o Ministério do Trabalho e Emprego pretende fiscalizar também ônibus e vans.

“A necessidade surgiu em razão de inúmeras denúncias que o Ministério do Trabalho recebeu em função de excesso de jornada de trabalho dos motoristas. O motorista trafegando na via num tempo muito maior do que a lei prevê”, afirma Caroline Corassini, auditora fiscal.

“O intuito dessa fiscalização é não só autuar, mas sim fiscalizar, monitorar, pra ver se eles estão obedecendo a esses limites estabelecidos pela legislação. Para que possa proporcionar não só a segurança própria do condutor, mas dos outros usuários que estão trafegando junto com eles na rodovia”, ressalta Gustavo Holanda, agente da PRF.

Desde 2015, com a aprovação da lei dos caminhoneiros, os motoristas são obrigados a fazer parada a cada 5 horas e meia da jornada ao volante. Por mês, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Marabá tem recebido uma média de cinco denúncias contra empresas que não cumprem a nova legislação.

Para os caminhoneiros, a operação precisa acontecer com mais frequência. “Você trabalha mais descansado, está mais atento, já evita muita coisa. A estrada que a gente trafega é perigosa, falta mais sinalização. Então, se você está mais descansado, você está mais atendo”, afirma o motorista Raimundo Nonato.

Fonte: G1.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Receba nossa newsletter!

Fique por dentro das novidades do setor.

© 2020 – Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região – SINDICAMP – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por PrinciWeb