Operação da PRF para o Carnaval começa nesta sexta-feira em todo o Brasil

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) inicia, nesta sexta-feira (24), a operação para reforçar a fiscalização nas rodovias de todo o Brasil no feriado de Carnaval. O objetivo desta etapa da Operação Rodovida é reduzir os índices de acidentes graves (com mortes ou vítimas gravemente feridas) nas estradas. No ano passado, a PRF registrou queda de 11% nos acidentes graves e de 7% nos óbitos em BRs durante esse período.  (Clique aqui para ouvir a matéria)

A fiscalização será reforçada entre a zero hora desta sexta e a meia-noite da quarta-feira de cinzas. Para a operação, os agentes mapearam os trechos mais críticos de rodovias federais, que são aqueles com maior número de ocorrências. Esses pontos receberão atenção especial dos policiais.

Segundo o assessor nacional de comunicação da PRF, inspetor Diego Brandão, “o foco da fiscalização será dado sobre as condutas mais lesivas”. Serão alvo da atuação dos agentes excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, falta de equipamentos de segurança, como cadeirinha, cinto e capacete. Além disso, o uso de álcool por motoristas. “Pelo feriado, que tem como característica o excesso do consumo de bebidas alcoólicas, esse será um dos focos centrais”, diz Brandão.

Apesar de as ações nacionais da Operação Rodovida com foco no Carnaval iniciarem nesta sexta, em algumas regiões já há medidas em desenvolvimento, especialmente com foco na conscientização.

Restrição ao tráfego de caminhões

Motoristas de caminhão também devem estar atentos aos horários de restrição ao tráfego de caminhões. Segundo a PRF, combinações de veículos de cargas e aqueles com AET (Autorização Especial de Trânsito) não poderão rodar em rodovias federais de pista simples em alguns horários: na sexta-feira (24), entre 16h e 24h; no sábado (25), das 6h ao meio-dia; na terça-feira (28), das 16h às 24h; e na quarta-feira (1º), entre 6h e meio-dia.

A restrição tem o objetivo de garantir a fluidez do tráfego nessas BRs e evitar a ocorrência de acidentes.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.