Notícias

Novos diretores da Anac tomam posse

 

Os três novos diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Juliano Alcântara Nonam, Hélio Paes de Barros Júnior e Ricardo Sérgio Maia Bezerra, tomaram posse nesta terça-feira (12). Com isso, a diretoria da reguladora está, novamente, completa e com quórum para reuniões deliberativas. Desde o dia 20 de março, com a conclusão dos mandatos dos diretores Marcelo Pacheco dos Guaranys e Cláudio Passos Simão, a diretoria da Anac estava somente com dois diretores: José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz e Ricardo Fenelon Junior.

O novo diretor-presidente, Juliano Alcântara Nonam, assume a vaga que era de Marcelo Guaranys. Seu mandato vai até 19 de março de 2021. Noman é especialista em regulação da Anac e se tornou o primeiro servidor a se tornar diretor na Agência. Ele foi secretário de Aeroportos e de Navegação Aérea Civil na SAC (Secretaria de Aviação Civil). Na Anac, foi gerente de Acompanhamento de Mercado, assessor especial da Diretoria de Serviços Aéreos e superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado. Graduado em Ciências Econômicas (UnB), realizou curso de extensão em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Hélio Paes de Barros Júnior ocupará a vaga do diretor Cláudio Passos e terá mandato até 19 de março de 2021. Bacharel em Ciências Aeronáuticas, pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela UFRJ, possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Ecemar (Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica). Ingressou na Aeronáutica em 1976. A partir de 2015, foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Atuou no antigo DAC (Departamento da Aviação Civil), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Adicionalmente, participou da Cernai (Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional) e de diversos fóruns na OACI (Organização de Aviação Civil Internacional).

Ricardo Sérgio Maia Bezerra retoma o cargo de diretor, onde atuou de 2010 a 19 de março de 2015. Seu segundo mandato vai até 19 de março de 2020. É graduado em Direito (UDF) e em Administração de Empresas (Ceub), e pós-graduado em Gestão da Aviação Civil (UnB). Entre as experiências profissionais, trabalhou na Infraero, atuou como consultor jurídico da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Com informações da Anac

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: