Novo berço entra em operação no Porto de São Francisco do Sul.

A capacidade de embarque e desembarque de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul, que é o segundo em movimentação de carga não conteinerizada no Brasil, será ampliada com o início das operações do novo berço. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, já foi concluída e será inaugurada dia 26 de novembro com a possibilidade da presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira.
O berço 201, como é chamado, passou por um realinhamento. Esse investimento vai agilizar, ou seja, diminuir o tempo de movimentação do navio de granel de importação e produto siderúrgico. “Investimos nessa ampliação para facilitar a movimentação de navios maiores. É mais um importante passo na adequação da nossa infraestrutura. A capacidade será ampliada em 2 milhões de toneladas/ano”, salienta o presidente do porto, Paulo Corsi.
Com a conclusão, o berço passou de 150 metros para 280 metros de extensão. O investimento foi de R$ 35 milhões. Deste total, R$ 30 milhões vieram do Governo Federal e R$ 5 milhões de recursos próprios. A construção foi feia pelo 10º Batalhão de Engenharia de Lages. O calado também foi ampliado com as obras de dragagem, pelo PAC, em 2011. Passou de 12 para 14 metros.
Movimentação de 2012 já foi superada.
Antes do final do ano, de janeiro a outubro, o Porto de São Francisco do Sul já superou toda a movimentação de cargas feita no ano passado. Foram 10.931.267 toneladas em exportações e importações no acumulado do ano, 17% a mais que o mesmo período do ano passado. Só em outubro, foram movimentadas 1.262.700 toneladas. As principais mercadorias exportadas no acumulado do ano foram milho e soja em grãos e bobinas de aço. Na importação, produto siderúrgico. O Porto de São Francisco do Sul é de múltiplo uso, é o único catarinense ligado ao transporte ferroviário e é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada.
Fonte: Portal Log Web.