Novas tarifas de pedágio na MG-050 começam a valer a partir da próxima sexta-feira no Centro-Oeste de Minas

aumentopedagionascentesgerais - Sindicamp

As tarifas de pedágio na MG-050, rodovia que corta o Centro-Oeste do Minas, e em outras duas vias administradas pela AB Nascentes das Gerais, terão novos valores a partir de 0h da próxima sexta-feira (11).

Segundo a concessionária, o reajuste é previsto no contrato de concessão da Parceria Público Privada (PPP). O preço corrige a inflação do período sobre o valor da tarifa de pedágio do Sistema MG-050, BR-265 e BR-491, levando em conta o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e arredondamentos.

O reajuste tradicionalmente ocorre no mês de julho. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, um acordo firmado entre a concessionária e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), adiou por três meses o reajuste.

Segundo a AB Nascentes, este adiamento na tarifa teve como objetivo amenizar os efeitos da pandemia sobre a economia, sobretudo em relação ao transporte de pessoas e de cargas, e para os demais usuários, comunidades e municípios atendidos pelas rodovias.

Confira como ficam as tarifas para os diferentes tipos de veículos:

Reajuste tarifas pedágio na MG-050

Tipo de veículo Número de eixos Tarifa
Automóvel, caminhonete, furgão 2 R$ 6,40
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão 2 R$ 12,80
Automóvel com semirreboque e caminhonete com semirreboque 3 R$ 9,60
Caminhão, ônibus, caminhão-trator e caminhão trator com semirreboque 3 R$ 19,20
Automóvel com reboque e caminhonete com reboque 4 R$ 12,80
Ônibus, caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque 4 R$ 25,60
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque 5 R$ 32
Com reboque e caminhão trator com semirreboque 6 R$ 38,40
Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor 2 R$ 3,20
Veículos especiais mais de 6 R$ 38.40 + [6,40 x nº de eixos]
Fonte: AB Nascentes das Gerais

Medidas adotadas contra a Covid-19
Como parte das medidas de prevenção e combate ao coronavírus, a AB Nascentes das Gerais intensificou o suporte aos usuários da rodovia. Desde março, mais de cinco mil motoristas profissionais passaram pelos postos de atendimento montados pela empresa e receberam kits de alimentação e higiene, além de material informativo sobre a Covid-19.

Além destas medidas, a concessionária também já distribuiu 500 tags com isenção da taxa de adesão e das mensalidades por três meses, na praça de pedágio de Itaúna, no km 81 da MG-050, como forma de prevenção de contágio da Covid-19.

No trecho de aproximadamente 400 quilômetros de concessão da MG-050, os postos de apoio aos caminhoneiros e demais usuários contam com instalações, higienizadas constantemente segundo a concessionária, para uma pausa na viagem com segurança.

Nos seis pontos de atendimento ao usuário, em Juatuba, Divinópolis, Formiga, Piumhi, Passos e São Sebastião do Oeste, os caminhoneiros encontram à disposição recipientes com álcool gel 70%, facilitando a higiene e prevenção do coronavírus; o produto também é encontrado nas cabines.