Nova regra em ônibus começa hoje e ainda causa dúvidas.

Começam a vigorar nesta quarta-feira (1) em Campinas as novas regras para a compra de passagens do transporte coletivo da cidade. Aos portadores do Bilhete Único, nada irá mudar.

As novas medidas valem apenas para aquelas pessoas que usam o transporte público esporadicamente. Para esses passageiros serão oferecidas três opções: a compra do Bilhete 1 Viagem — que pelos próximos 60 dias será vendido dentro dos coletivos —; o Bilhete 2 Viagens — disponível para compra em 325 pontos da rede credenciada —; ou o Bilhete Único.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS 325 PONTOS DE VENDA DOS BILHETES

Apesar de a mudança ter sido divulgada há duas semanas, muitos passageiros ainda não sabem como o novo sistema irá funcionar. Por isso, o Correio Popular listou as dúvidas mais frequentes para ajudar os usuários do transporte público e também aquelas pessoas que não têm por hábito tomar ônibus, mas querem saber qual a melhor opção a ser usada caso precisem embarcar em um coletivo.

De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc), a medida de extinguir os pagamentos em dinheiro dentro dos coletivos foi adotada devido à queda acentuada de passageiros que pagam a passagem — a média é de apenas 4 passageiros por viagem.

A medida também garante, segundo a Transurc, mais segurança aos usuários, uma vez que, não havendo mais circulação de dinheiro nos coletivos, não serão registrados mais roubos. Além disso, com o uso apenas do cartão, os motoristas não irão acumular a função do cobrador, que também será extinta, progressivamente.

“Mais de 90% dos usuários regulares do transporte têm cartões eletrônicos. Estamos recomendando que os usuários que ainda não têm cartão eletrônico que façam o Bilhete Único Comum. A partir de amanhã (quarta), quem tiver esse cartão poderá fazer até duas viagens, mesmo se o saldo estiver zerado”, disse Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação.

O saldo negativo poderá ser reposto quando o usuário fizer uma nova recarga de créditos.

Diariamente, 645 mil passagens são registradas nas catracas (245 mil passageiros). Deste total, menos de 12%, ou seja, algo em torno de 29 mil pessoas ainda pagam a tarifa em dinheiro.

A partir desta quarta, quem for pagar a tarifa com dinheiro terá que desembolsar R$ 5,30 — R$ 3,30 da passagem e R$ 2 do “casco” do cartão. Após o uso, o usuário deverá entregar o cartão utilizado em um dos nove postos de reembolso disponibilizados pela Transurc na cidade.

Não há prazo para que o reembolso seja solicitado. “É uma fase de transição, tudo para modernizar o sistema.” A ideia que o pagamento seja feito de forma eletrônica. Até junho de 2015, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) planeja adaptar os terminais de ônibus que ainda são abertos e, em dois anos, criar o processo de pagamento em pontos de ônibus e por meio de aplicativos em celulares.

Fonte: RAC.