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Nova ligação entre Baixada Santista e Capital será definida ainda este ano

 

A necessidade da construção de uma nova rodovia entre São Paulo e a Baixada Santista voltou à pauta regional após a inclusão do aeroporto de Itanhaém, no litoral de São Paulo, no pacote de investimentos logísticos do Governo Federal. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado ao governo estadual, o estudo de viabilidade deve ser concluído até o fim deste ano.

A autorização para uma nova estrada passando pela Serra do Mar existe há 18 anos, quando o então governador Mário Covas liberou a abertura de processo licitatório para a “construção e exploração da Rodovia Parelheiros-Itanhaém”. A Lei 9.851, de 24 de novembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado do ano de 1997.

Desde então, moradores e prefeitos do Litoral Sul cobram um novo acesso à capital paulista, medida que beneficiaria ainda os moradores do Vale do Ribeira.

O aeroporto de Itanhaém recebeu, recentemente, autorização para ser repassado à iniciativa privada, com a possibilidade de operar, futuramente, com voos comerciais. Com isso, os gestores da cidade passaram a se preocupar com a saturação do volume de veículos na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), que vai de Miracatu, no Vale do Ribeira, até São Vicente. A estrada tem registrado, nos últimos anos, grandes congestionamentos aos fins de semana e na temporada de verão.

Temporada de verão
Segundo a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e parte da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, 4.238.134 veículos desceram a serra em direção ao litoral entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. O número é 1,5 milhão maior que o registrado entre as temporadas 2010/2011.

“Temos que nos antecipar ao problema que, na verdade, já começou. A preocupação é também com a exploração do pré-sal, além dos constantes recordes de movimentação que o Porto de Santos tem alcançado, deixando muitas vezes a Anchieta parada. Precisamos de um crescimento regionalizado, pois nossas estradas estão saturadas e quem segue para o Litoral Sul tem encontrado problemas com frequência. Na temporada, por exemplo, nem o lixo nós conseguimos mandar embora, por conta do trânsito”, argumenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itanhaém, Eliseu Braga Chagas.

O secretário destaca ainda que Itanhaém está localizada estrategicamente na região, tanto para o motorista que vai para o Vale do Ribeira e Paraná, pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), quanto para quem se dirige a Santos ou São Paulo, pela Padre Manoel da Nóbrega, utilizando o SAI.

“A única alternativa para desafogarmos o atual sistema é a ligação Rodoanel-Itanhaém, na altura de Parelheiros. Essa conexão chegaria até o trecho Sul do Rodoanel e teria cerca de 15 km de extensão. Aquele projeto inicial está descartado, porque causaria muitos transtornos ao bairro. Então, a opção mais provável é a ligação direta com o Rodoanel”, aponta Chagas. A Imigrantes possui 70 km de extensão entre a região de planalto e a Baixada Santista.

Em Brasília

A construção da via ganhou força também em Brasília. O deputado federal Samuel Moreira, que também já ocupou o cargo de deputado estadual e prefeito de Registro, por duas vezes, afirma que está trabalhando para melhorar a infraestrutura e mobilidade entre as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

“Além da duplicação da Padre Manoel da Nóbrega, no trecho entre Peruíbe e o acesso à BR-116, em Miracatu, continuamos trabalhando para viabilizar a construção da estrada entre Parelheiros e Itanhaém, e pela reativação do ramal ferroviário Santos-Cajati, que liga o Vale do Ribeira ao Porto de Santos”, destaca.

Em estudo

Em nota, o DER afirma que a ligação entre Parelheiros e Itanhém é uma das opções estudadas pela Secretaria de Logística e Transportes para um novo acesso ao litoral paulista. “Até o fim deste ano, o estudo de viabilidade deverá ser concluído”, destaca o órgão estadual.

Em janeiro de 2012, a empresa Contern Construções e Comércio Ltda manifestou interesse em executar a construção, manutenção e operação da rodovia que ligará o Rodoanel Mario Covas Junior, na cidade de São Paulo, a Itanhaém. Segundo a empresa, o projeto foi apresentado, mas a aprovação e viabilidade da obra estão sendo analisadas pelo Governo do Estado.
Proposta

Estudo prevê ligação direta entre a cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, e o trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, próximo à região de Parelheiros (ponto A). Estrada teria 15 km de extensão. Estudo de viabilidade deve ser concluído pelo governo do Estado até dezembro deste ano.

Fonte: G1 Santos

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