Notícias

Nova câmera de trânsito flagra quem usa o celular enquanto dirige

Atire a primeira pedra quem nunca mexeu no celular enquanto estava no volante. O smartphone é uma das maiores, se não a maior, distração dos motoristas na atualidade, mas uma nova tecnologia que já estreou no Reino Unido pode forçar uma reeducação contra esse hábito perigoso e motoristas. Além de multados por guardas, eles agora são pegos por câmeras de trânsito que identificam quem está mexendo no celular enquanto dirige.

Em vez de simplesmente registrar se o carro está acima do limite de velocidade, o aparelho também identifica quem está no celular, comendo ou fumando no volante. Ele vai além disso: enxerga até se pessoas estão sem cinto de segurança dentro do automóvel.

De acordo com o “Daily Mail”, estas câmeras são colocadas em pares separados por um mínimo de 200 metros, para detectar a velocidade média dos carros. Isso faz com que o motorista tenha que respeitar de verdade o limite, pois apenas frear logo antes do radar não é suficiente para evitar a multa – esse tipo de sistema já existe aqui no Brasil.

A diferença está na detecção do que o motorista está manuseando – que não seja o próprio volante. Como funciona com infravermelho, o radar é capaz de enxergar mesmo durante a noite.

Com esta rigidez maior e mais ostensiva do trânsito, ficará mais difícil dar uma olhada nas últimas mensagens e passar impune. Melhor para a segurança das ruas, que ficarão menos sujeitas a acidentes causados por distração, o que vinha aumentando segundo Charlie Klauer, chefe do grupo de prevenção de riscos e lesões a adolescentes do Virginia Tech Transportation Institute.

Ao “New York Times”, ele sinalizou que os smartphones estariam relacionados a esse aumento, mas os dados que mostrem quantos acidentes são causados pelo uso de celulares são escassos. No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde tem levantamentos sobre quantos brasileiros bebem e dirigem, além do número de mortes ou internações causadas por acidentes.

Fonte: UOL.

Compartilhe: