Nº de roubo de carros aumenta 171% no Centro de Campinas, SP, em 2017

O número de roubo de veículos aumentou 171% no Centro de Campinas (SP) nos dois primeiros meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Polícia Civil, foram 19 ocorrências entre janeiro e fevereiro deste ano, contra sete em 2016. Os furtos de carros também tiveram alta e passaram de 20 para 48, que equivale a um crescimento de 140%.

A Polícia Civil também mapeou os três pontos de Campinas mais perigosos para roubos e furtos de motocicletas. As vias ficam no Centro e são as ruas Barão de Jaguara e Ferreira Penteado, além da Avenida Doutor Thomaz Alves. O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Ronei Barbosa Lima afirmou que os casos acontecem pela facilidade de roubar motos.

“Ninguém desconfia de alguém em cima de uma moto. A pessoa chega, quebra a corrente, sai rapidamente e ainda tem a possibilidade de esconder esse veículo em qualquer lugar e já leva para o desmanche. Nos casos de roubos e furtos de carros isso também acontece, por isso a gente aumentou a fiscalização dos desmanches”, afirmou o delegado.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os locais mais críticos para ocorrências com carros no município são o Centro e a Lagoa do Taquaral. A Polícia Militar informou que, segundo o levantamento da corporação, o furto de veículos diminuiu de 853 em 2011 para 474 em 2016, enquanto o roubo caiu de 306 para 144 no mesmo período.

Alternativas

Uma empresa de entregas tem 80 motoqueiros e nenhum trabalha sem rastreador por conta do aumento nos roubos. No ano passado, quatro motos foram roubadas da empresa, mas foram recuperadas através do equipamento. Pela tela do computador, é possível ver em tempo real cada lugar que o veículo passou.

“Quando o portador entra na empresa, ele já é monitorado, isso é uma preocupação da empresa e também uma segurança para o funcionário, porque estão acontecendo muitos roubos e isso deixa a gente bastante preocupado”, disse o gerente da empresa, Guilherme Lisboa.

Fonte: G1 Campinas.