Para celebrar a campanha nacional de segurança no trânsito, o Ministério da Infraestrutura realiza, no dia 8 de maio, a cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas, no edifício sede do ministério, uma série de atividades para reforçar a importância do movimento que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas.
“Estamos engajados nesta grande mobilização, junto com diversas instituições públicas, privadas, empresas, organizações não governamentais e sociedade, para destacar a importância de cada cidadão na promoção da segurança viária”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Precisamos ter em mente que um bom condutor é aquele que ajuda a promover segurança, melhorar a circulação e garantir qualidade de vida na logística urbana”, destacou.
No evento, o ministro irá assinar com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. Logo depois, será aberta, no estacionamento do edifício da Infraestrutura, uma exposição das ações de segurança viária pelas instituições parceiras. Participam o Detran-DF, DER-DF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Brasil Caminhoneiro e o Instituto Mobih.
Além disso, os diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal aproveitarão para apresentar as ações nacionais desenvolvidas sob a coordenação dos órgãos estaduais de trânsito. Na oportunidade, eles farão a assinatura do termo de compromisso para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.
Também haverá a entrega do Prêmio da Semana de Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) para alunos de jornalismo e publicidade vencedores do concurso para realização de um release e uma campanha publicitária sobre o tema.
Durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e diversos órgãos públicos do país estarão iluminados na cor amarela, que representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito e que simboliza o movimento.
MAIO AMARELO – Em sua sexta edição, o Maio Amarelo teve início no Brasil em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no país. O movimento foi internacionalmente divulgado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Segundo ONU, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes no trânsito, que passou a ser a nona causa de mortes em todo o mundo.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação | Ministério da Infraestrutura.