MInfra discute o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) promoveu, nesta semana, o 36º Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC). O encontro teve como objetivo propor o debate sobre soluções para desburocratizar o setor e melhorar a vida dos caminhoneiros, embarcadores e transportadores. Entre os principais temas discutidos hoje estão os pontos de parada e descanso (PPDs), o aplicativo InfraBR, a modernização das rodovias e a digitalização dos serviços para a categoria, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e).

WhatsApp Image 2020 08 28 at 08 17 35 1 - Sindicamp

A primeira reunião deste ano deveria ter acontecido no final do mês de março, mas devido a pandemia teve que ser adiado. “Estamos retomando o diálogo com o setor de transporte rodoviário de cargas de forma 100% online, por isso, tivemos que redesenhar o formato do Fórum TRC para conseguir ter maior participação dos caminhoneiros. Vocês sabem do nosso esforço de 2019 para continuar com a nossa parceria, respeito, trabalho, conversas constantes e melhorias na qualidade de trabalho de todos”, afirmou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

Além disso, o secretário apresentou as principais ações do MInfra em prol dos caminhoneiros durante a pandemia, como transformar o transporte de cargas em atividade essencial; prorrogar os prazos do CIOT, RNTRC e demais documentos; firmar parcerias com entidades para atendimento de saúde ao longo das rodovias; além de ressaltar a importância da implementação de novos PPDs ao longo das rodovias federais, que podem chegar até 35 no final do ano.

“Além de todas as ações prestadas pelo ministério, uma das mais importantes foi a transformação do aplicativo InfraBR em um meio de comunicação com o caminhoneiro. Juntamos mais de 11 mil pontos de estabelecimentos abertos, introduzimos o contato direto com a Ouvidoria do MInfra e o chatbot que vai facilitar ainda mais esta comunicação”, ressaltou o secretário.

MODERNIZAÇÃO DE RODOVIAS – O MInfra, por meio das suas vinculadas, está promovendo um projeto de modernização das rodovias federais com foco em três principais eixos: de segurança viária, fluidez e tecnologia. As melhorias nas estradas serão de diversas maneiras, como a iluminação por LED, sinalizações, inclusão de wi-fi e as áreas de escape, que são utilizadas para evitar acidentes graves. DOCUMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO – Outra ação do MInfra é a criação do DT-e, cujo objetivo é a unificação de todos os documentos relacionados ao transporte rodoviário de cargas para simplificar e reduzir os custos de transporte. Este documento dará maior suporte à fiscalização e será o principal instrumento de monitoramento das operações de transportes. O sistema está sendo englobado também na política de Transformação Digital do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: NTC&Logística