O Mercedes-Benz Future Truck 2025 é uma das atrações do 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2014. O estudo da Mercedes-Benz revela que, em dez anos, os caminhões rodoviários poderão rodar de forma autônoma pelas vias expressas. Dessa forma, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 ficarão ainda mais reduzidos. Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do piloto automático rodoviário “Highway Pilot”. Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito de rodovias expressas. Ou seja, o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” permite que se visualize a futura forma dos caminhões.
O caminhão foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da iniciativa “Shaping Future Transportation” (Moldando o Transporte do Futuro) da Daimler Trucks, que prevê a diminuição do uso de recursos naturais e a redução de emissões de todos os tipos. Recentemente, um protótipo do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” demonstrou suas capacidades, a velocidades de até 80 km/h, em situações reais de trânsito na autoestrada A14 de Magdeburg, na Alemanha.
Os projetistas da Mercedes-Benz alavancaram a oportunidade apresentada pelas especificações de comprimento da futura legislação europeia: o prolongamento da seção dianteira permite a criação de formas suaves e aerodinâmicas. Os efeitos visuais da pintura na cor prata ressaltam os sedutores contornos. Câmeras compactas substituem os espelhos externos convencionais. Seu para-brisa lembra um visor. O teto solar com tela de proteção tem uma forma distinta.Seguindo o estilo dos caminhões da marca, o design frontal do veículo foi concebido tendo a estrela de três pontas como elemento central. Parecendo praticamente sem emendas, como se fosse uma peça única, a cabina transpira a máxima tranquilidade.
Quando o caminhão está parado, com o motor desligado, seu perfil frontal fica visualmente “fechado”. Assim, à primeira vista, elementos clássicos, como os faróis, parecem não estar presentes. Porém, quando o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” é ligado LEDs iluminam as superfícies e a pintura, o perfil frontal brilha e outras lâmpadas de LEDs substituem os faróis tradicionais. Luzes cor de laranja piscam indicando quando o caminhão muda de direção.
Quando o caminhão do futuro está em movimento e sendo dirigido pelo motorista, as luzes ficam brancas. Quando a condução está no modo autônomo, a cor das luzes muda de branco para azul. Elas então pulsam fortemente, simbolizando a poderosa batida do coração do caminhão e sinalizando assim claramente para os outros usuários da estrada o modo de operação em que o veículo está.
O painel de instrumentos é simples e organizado, com mostradores que separam os instrumentos. Em vez de saídas de ar aparentes há um controle de clima indireto, com teclado em substituição aos interruptores convencionais. O suporte do painel de instrumentos é revestido em couro. A qualidade de construção e o acabamento artesanal são perfeitos e seguem lado a lado com o caráter funcional dos recursos técnicos do caminhão. Efeitos de iluminação dentro da cabina também sublinham o caráter distinto do veículo.Quando o caminhão está rodando de forma autônoma, o motorista pode reclinar seu banco e também girá-lo a 45 graus.
Na estação de trabalho, o motorista utiliza um tablet para as atividades de comunicação. Este computador se encaixa no console central, mas é removível. Ali o condutor do veículo pode processar documentos, agendar seus destinos, aceitar outros pedidos e tomar providências para uma próxima parada. A tela do tablet pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem.Nas conduções autônomas, o computador tipo tablet torna-se tão crucial quanto o volante e os pedais no veículo tradicional.
Para a Mercedes-Benz, o ponto alto dessa tecnologia é o sistema de piloto automático rodoviário altamente inteligente “Highway Pilot”, que lembra um piloto automático de aeronave. Um sensor de radar na parte baixa da extremidade dianteira varre a rodovia à frente, com modos de longo alcance (faixa de 250 metros e segmento de 18 graus) e curto alcance (70 metros e 130 graus). O sensor do radar é a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial, sistemas já disponíveis hoje em dia.
Uma câmera estereoscópica instalada acima do painel dos instrumentos, atrás do para-brisa, mantém a área à frente do veículo sob monitoramento. Atualmente, esta é a localização de uma câmera mono do já conhecido “Lane Keeping Assist” (assistente de manutenção da faixa de rolamento). O alcance da câmera estereoscópica é de 100 metros e ela varre uma área de 45 graus na horizontal e de 27 graus na vertical.
A câmera estereoscópica do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” identifica estradas de faixa única ou dupla, pedestres, objetos em movimento ou parados nas vias, todos os objetos dentro da área monitorada e também a superfície da estrada. Esta câmera reconhece tudo o que contrasta com o fundo, conseguindo, portanto, medir distâncias com exatidão. Ela também registra as informações dos sinais de trânsito e reconhece os marcos de sinalização das pistas, principal função de orientação para a condução autônoma.
A superfície da estrada, à esquerda e à direita do caminhão, é monitorada por sensores de radar instalados nas laterais do veículo. Eles se localizam na esquerda e na direita, à frente do eixo traseiro do cavalo mecânico. Os sensores possuem um alcance de 60 metros e cobrem um ângulo de 170 graus na direção longitudinal.
Os sensores do caminhão do futuro formam o coração do Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) da Mercedes-Benz. Os módulos dos sensores de radar são dispostos de forma a cobrir a área paralela ao veículo em todo o comprimento da composição cavalo mecânico+semirreboque. Além disso, essa faixa se prolonga até dois metros à frente do caminhão.
O “Blind Spot Assist” avisa o motorista sobre a presença de outros usuários da estrada não só quando ele está saindo da rodovia. Ele também alerta para colisões iminentes com obstáculos parados, atuando ainda como um sistema de assistência em caso de mudança de faixa na pista.
Fonte: O Carreteiro.