Mercedes abre 2ª SelecTrucks no Brasil

G noticia 24432 - Sindicamp

A Mercedes-Benz inaugurou em Betim (MG) a segunda unidade da SelecTrucks, loja especializada em caminhões usados de todas as marcas. A revenda fica no km 481 da Rodovia Fernão Dias. “Acreditamos em cerca de 600 unidades por ano aqui em Betim”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

A nova unidade ocupa 7 mil metros quadrados e tem cerca de 4 mil m² de área construída. “O investimento foi baixo porque estamos em um lugar onde antes havia uma concessionária de ônibus”, diz Leoncini.

A loja tem quatro vendedores, dois mecânicos e começa a trabalhar com 33 caminhões levados da unidade de Mauá (SP), a primeira loja, aberta em 2013 (veja aqui).

Segundo a Mercedes, a SelecTrucks de Mauá vendeu mil unidades desde a inauguração. O número é pequeno, já que este era o volume estimado para o primeiro ano. Seja como for, a empresa conseguiu vender 1,1 mil caminhões novos a partir da compra de usados e garante que a divisão não opera no prejuízo.

“Seguimos nosso plano de expansão com esta loja de Betim e teremos mais uma em 2017 no Paraná”, garante o vice-presidente. Antes da Região Sul a SelecTrucks implantará duas operações piloto dentro de concessionárias Mercedes do Estado de São Paulo, a Pirasa em Limeira e a Sambaíba em Campinas.

A SelecTrucks usa como modelo a divisão europeia TruckStore e tem como principal objetivo facilitar a venda de caminhões zero-quilômetro pela captação de usados. Os veículos até seis anos têm um ano de garantia, ou seis meses no caso dos modelos fora de estrada. Nos meses mais recentes as vendas se concentraram em pesados, mas nos três anos de operação da SelecTrucks houve equilíbrio entre os diferentes segmentos em que a Mercedes-Benz atua.

Embora a venda de caminhões usados também tenha caído, a proporção entre modelos zero-quilômetro e de segunda mão mudou bastante. Há cinco anos, para cada modelo novo eram vendidos 2,1 usados. Atualmente são 6,4 usados para cada zero-quilômetro entregue.

O site selectrucks.com.br ganhou importância maior do que a estimada na abertura da primeira loja e em vez de 20% já responde por 30% das vendas.

Fonte: Automotive Business.