Notícias

Mercado Livre e Geração Distribuída marcam a 7ª edição do Programa Inovação 2021

Na manhã da última sexta-feira (24), aconteceu a 7ª edição digital do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial, que teve como tema “Vibra: Novas propostas de soluções energéticas”. O evento on-line contou com mais de 100 espectadores, entre gestores, colaboradores e empresários do setor.

Para abrir o evento, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), José Alberto Panzan falou sobre a importância das discussões sobre inovações na energia no meio do transporte de carga, ressaltando o valor de discussões das inovações tecnológicas e sustentáveis para o setor. “Esta é uma das funções do SINDICAMP: alertar os transportadores, mostrar o que há de novo e tentar de certa forma ajudá-los a direcionar os seus negócios de uma maneira mais sustentável, buscando sempre o ganho de produtividade, eficiência e rentabilidade”, concluiu.

Em seguida, Wagner Fonseca, mediador do evento, apresentou os palestrantes, Iran Carlos Gomes dos Santos, Gerente Comercial B2B da Vibra e Clóvis Correia da Silva Neto, Diretor Comercial da Targus Energia, onde discorreram sobre como a inovação faz parte desse novo momento que a Vibra Energia se encontra, de mudança e reestruturação.

Falando sobre logística, Iran acredita que usar inovação é como um parque de diversão para o crescimento. “[É possível] Usar a inovação e usar conectividade para fazer maior gestão para nosso negócio e mais competitividade, eliminando gargalos e ineficiências que no mundo analógico existiam”, complementa.

Para isso, opções de energia sustentável são discutidas, principalmente neste momento de crise hídrica pelo qual o país está passando pela diminuição das chuvas e baixa da água nos reservatórios. Iran ressalta que a Vibra não quer mais ser vista como uma distribuidora só de diesel, mas também buscando outras soluções de energia, principalmente para um país tão continental quando o nosso.

Representando a Targus, falou Clóvis Correia da Silva Neto. Com plantas nos 4 submercados do país (Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Norte e Nordeste), a Targus, agora adquirida pela Vibra, passa a se chamar Vibra Comercializador de Energia, levando para os mais de 18 mil clientes B2B energia barata e em menos tempo.

Atendendo tanto empresas para o Mercado Livre, quanto para a Geração Distribuída, a Targus possui plantas de energia que atendem São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com seus produtos é possível gerar uma economia de 5% a 30% na conta de energia, com pacotes personalizados para cada cliente. Através de uma foto de conta de energia da empresa já é possível realizar o orçamento para fazer parte do consórcio que gere essas plantas, consumindo energia mais barata e renovável. Clóvis afirma que “nosso propósito é estar junto com as empresas, oferendo não apenas cardápio estático, mas também a melhor forma de chegar ao cliente”.

Sobre placas fotovoltaica e energia solar, Clóvis explica que ainda não é possível utilizar esse tipo de energia na maioria das empresas, pois é necessária maior insolação da região, que nem sempre é onde a base da empresa está sediada. Mas há outras opções à vista, como a energia eólica. “Os ventos do nosso país estão muito concentrados e temos capacidade de vento que são o dobro dos Estados Unidos e da Europa. Mas em compensação são regionalizados no Nordeste e no Sul do Brasil. O que fazemos é comprar essa energia tanto solar, quanto eólica, para vender para nossos clientes”, esclarece.

Para finalizar, o presidente do SINDICAMP ressalta como a energia limpa é um assunto relevante para o setor. “Essas formas de geração de energia elétrica e de fontes mais renováveis, impactando menos o meio ambiente faz parte do nosso processo de transformação, inovação e melhoria”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email