MDIC homologa construção de fábrica da Sinotruk no Brasil.

1845 - Sindicamp

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) acaba de habilitar a SBTC Indústria de Veículos S/A – detentora dos direitos de comercialização e uso de tecnologia da marca chinesa Sinotruk no Brasil- ao Programa Inovar-Auto, na categoria “Projeto de Investimento”.

As obras de terraplanagem da primeira unidade fabril da Sinotruk no País está prevista para começar na segunda quinzena de setembro e deve durar três meses. A fábrica, com área construída 34 mil m2, de área construída, estará localizada em Lages/SC, em um terreno de 1.000.007m2 , de área total. . A partir de janeiro de 2015, terá início a construção civil da fábrica, com duração estimada de 12 meses, para conclusão da obra.

O diretor presidente da SBTC, Joel Anderson, diz que a produção será iniciada oficialmente em julho de 2016. A capacidade produtiva instalada será de 8 mil unidades/ano e a linha de montagem começará produzindo caminhões Sinotruk da linha extra-pesada em regime de CKD (Completely Knock-Down).

No primeiro ano de operação, o volume produzido deverá ser de 1.800 unidades. Até o final de 2017, a empresa pretende atingir o índice de 60% de nacionalização de componentes de seus caminhões, ampliar a gama de produtos e ingressar na linha de veículos comerciais médios e semi-pesados.

O capital social da SBTC será composto por quatro acionistas, entre eles a Sinotruk Import & Export CO. – subsidiária chinesa da CNHTC-, a SC Participações e Parcerias (empresa de fomento do Governo de Santa Catarina), a Nextruk (composta por um pool de empresários do segmento de transportes e distribuição e veículos) e um quarto acionista ainda em negociação. Serão investidos R$ 300 milhões para a construção da unidade brasileira, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo. Até o início da operação da fábrica, os cavalos-mecânicos da Sinotruk A7 (4×2, 6×2, 6×4) continuarão a ser importados da China, assim como as peças e componentes das famílias de caminhões A7 e Howo. Neste período, a SBTC terá uma cota de importação anual de 1.250 caminhões/ano, isentos de IPI.

A Sinotruk começou a importar os caminhões em 2009 e já emplacou 2.200 unidades, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atualmente, a Sinotruk conta com 26 pontos de atendimento da marca, sendo 20 concessionárias plenas e seis pontos de serviços autorizados. Até o final de 2015 a expectativa á atingir 40 concessionárias plenas.

Fonte: O carreteiro.