MAN anuncia vendas e investimentos no mercado internacional e Brasil.

A MAN Latin America anunciou que acaba de vencer licitação para o fornecimento de 750 chassis Volksbus, em Salvador/BA, e responder por mais de 90% da renovação do transporte público da capital baiana. O chassi VW 17.230 V-Tronic é equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail. A tecnologia utilizada é a EGR e dispensa o uso de Arla 32. No segmento de caminhões, a empresa também obteve resultados positivos com o programa de renovação de frota do Estado do Rio de Janeiro. A montadora, que já vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa, acaba de vender à empresa WMS World Marine Service o primeiro caminhão MAN TGX “Mande in Brazil” pela iniciativa.

A empresa também está reforçando a sua presença no mercado internacional com o anuncio de vendas destinadas à exportação na América Latina. Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote é composto por chassi Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro. A MAN também entregou 46 novos ônibus equipados com chassi Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos são o Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD e o primeiro lote de 16 veículos já se encontra em circulação na cidade. O mercado peruano vai receber também 18 caminhões MAN TGS, desse total seis unidades vão atuar em aplicações diversas, desde o transporte de minérios e cargas ao segmento de construção civil. OS demais veículos chegarão para atender à demanda pelo produto no mercado nos próximos meses.

Em 2014, a MAN Truck & Bus México comemora dez anos de operação no país e está lançando a linha de caminhões Delivery Euro 5, que completa a família de produtos Volkswagen fabricada em Querétaro. Os modelos VW 8.160 e 9.160 vêm equipado com motor Cummins ISF Euro 5. Em uma década, a empresa já comercializou mais de 12 mil veículos Volkswagen e MAN e até 2016 a empresa pretende investir mais de R$ 45 milhões em infraestrutura e lançamentos de produtos. No mercado de caminhões, a estimativa é crescer 50%.

A expansão da rede para fortalecimento da marca na América Latina e África também foram anunciadas. Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a Volkswagen Argentina acaba de inaugurar concessionária na cidade de Rosário, a Devol. No Chile, a parceria da MAN Latin America com a Porsche Chile também é fortalecida. A concessionária prevê, para 2016, a inauguração de uma nova matriz em Santiago, com investimentos totais de mais de 22 milhões de dólares.  No Uruguai, a Lestido acaba de inaugurar sua mais nova casa na cidade de Fray Bentos. Além disso, os importadores da Costa Rica (MV Buses) e Paraguai (DIESA) apresentaram recentemente seus planos de expansão e modernização.

No continente africano, o Grupo Asperbras, pretende expandir a atual revenda em Luanda, uma filial em Catumbela, com previsão de inauguração em janeiro de 2015, e um PAT (Ponto de Assistência Técnica) em Lubango, específico para armazenagem de peças e atendimento pós-vendas.

Fonte: O carreteiro.