Notícias

Mais de um milhão de passageiros passarão por aeroportos nos Jogos Rio 2016

 

Os principais aeroportos do Brasil receberão mais de um milhão de passageiros, entre atletas, delegações e turistas, para os jogos do Rio 2016. Eles virão de 206 países. Além disso, devem ser movimentados 4,7 milhões de volumes de bagagens nesse período.

A SAC (Secretaria de Aviação Civil) divulgou um estudo em que aponta quais serão os dias de maior movimentação dos maiores terminais. O objetivo é garantir que os preparativos para o período de 1º de agosto a 24 de setembro sejam adequados para atender a demanda. 

A previsão é que, no Santos Dumont (RJ), a movimentação maior seja dias 5, 19 e 26 de agosto; em Confins (MG), no dia 15 de agosto; nos aeroportos do Galeão (RJ), de Guarulhos (SP), de Viracopos (SP) e de Brasília (DF), o pico deve ser em 22 de agosto; e em Congonhas (SP), no dia 12 de setembro.

A SAC explica que, nos dias 5, 15 e 22 de agosto, haverá a maior movimentação média diária, com expectativa de circulação de, respectivamente, 405 mil, 393 mil e 388 mil passageiros. No dia 5 ocorrerá a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas; o dia 15 é a segunda-feira posterior ao fim de semana no qual devem ser disputadas cerca de 60 medalhas de ouro, quase 20% do total, nas modalidades de natação, atletismo e ginástica artística – esportes que atraem, via de regra, um grande público; e o dia 22 sucede o encerramento dos Jogos Olímpicos.

Para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o dia mais movimentado será 16 de setembro, uma sexta-feira, que corresponde ao quinto dia mais movimentado para todo o período do levantamento, com estimativa de 377 mil passageiros em trânsito pelos terminais analisados.

As projeções poderão ser alteradas à medida em que novos voos não regulares forem alocados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A cada 30 dias, essa base de dados com a oferta dos assentos é modificada e consequentemente as estimativas do estudo são atualizadas.

Com informações da SAC

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias. 

Compartilhe: