Maior percentual de etanol na gasolina deve alavancar safra da cana-de-açúcar.

A safra 2015/16 de cana-de-açúcar em algumas regiões do Brasil tende a crescer ainda mais por conta do aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, que passou de 25% para 27%. A projeção do setor também está baseada na alta expressiva do dólar ante o real, o que pressionou as cotações internacionais do açúcar enquanto ocorriam as discussões a respeito do novo porcentual a ser praticado.

Consultorias especializadas apontam que aproximadamente 57% da oferta de cana será destinada à fabricação do biocombustível no ciclo que começa em 1º de abril. Com a nova mistura, o setor prevê que esse porcentual possa subir a ponto de se aproximar dos 60%.

A expectativa é de que as usinas aumentem a produção de etanol ao longo de 2015, visando a suprir a demanda adicional por anidro, estimada em aproximadamente um bilhão de litros.

A mistura de 27% foi decidida pelo Cima (Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool) no dia 4/3, após meses de negociações com o setor sucroenergético e a indústria automobilística. A entidade pretende encerrar no fim de março os estudos de durabilidade para determinar se a combinação dos combustíveis pode passar de 25% para 27% também na gasolina Premium, que a pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nçao sofreu alterações.

Fonte: Transporta Brasil.