Logística será carro-chefe nos próximos anos, diz BNDES

O vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt, afirmou nesta segunda-feira que o banco de fomento trabalha junto com o governo federal para anunciar nos próximos dias um novo programa de concessões. Bittencourt reiterou que o setor de logística será o carro-chefe dos investimentos no país nos próximos anos e que o banco prevê aportes de quase R$ 600 bilhões em infraestrutura no quinquênio 2015-2019.

“É preciso investir 0,4% do PIB anualmente em mobilidade, o que não é pouco”, completou Wagner Bittencourt. O executivo participa do XXVII Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro João Paulo Reis Velloso.

O vice-presidente do BNDES também afirmou que há previsão de investimentos que somam R$ 192 bilhões, nos próximos quatro anos, na geração de energia, inclusive em fontes renováveis. “Esse setor não só está contribuindo mais para uma geração renovável, mas também criando uma cadeia de fornecedores”, disse. “O leilão para energia solar também irá criar uma cadeia, como foi observado no setor eólico”, afirmou Bittencourt.

Na área de petróleo e gás, o vice-presidente do BNDES disse que o banco de fomento aguarda a divulgação do novo plano de negócios da Petrobras. “Estamos aguardando a movimentação da Petrobras na divulgação [do plano]. Pode ser que os investimentos sejam menores, mas ainda deve ser um crescimento importante”, afirmou.

O executivo do BNDES classificou ainda a situação econômica brasileira como “bastante desafiante”, mas acredita que o país tem bases sólidas, como dívida reduzida e boas reservas, “o que leva hoje o Brasil a ter uma situação muito mais equilibrada”. Para Bittencourt, “a inflação é significativa” e, com esforço econômico, deverá chegar a 5,6% a partir de 2016.

Fonte: Valor Econômico – SP