Licenciamentos de caminhões avançam 51% no trimestre

O balanço do primeiro trimestre de 2018, relativo ao desempenho do setor de distribuição de veículos, revelou uma evolução de 12,09% no total de emplacamentos, em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento de caminhões foi o que apresentou o mais crescimento, da ordem de 51,68%, como resultado do licenciamento de 14.669 unidades de janeiro a março. Em segundo lugar ficaram os automóveis e comerciais leves, com alta de 14,69%, totalizando 527.312 unidades emplacadas.

“Iniciamos 2018 com expectativas de crescimento para todos os segmentos que representamos Continuamos otimistas e acreditando que 2018 será um ano mais positivo para o setor do que foram os últimos anos”, comentou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. Segundo o dirigente, o ritmo das vendas no primeiro trimestre do ano reflete a recuperação da economia brasileira e a elevação do nível de confiança do consumidor.

Diante da melhora no cenário econômico, a entidade revisou para cima as projeções de vendas de veículos para 2018. Considerando todos os segmentos do mercado (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas), a estimativa saltou de 10,3% para 13% de aumento no ano, o equivalente a 3.521.525 de unidades.

Nas contas da Fenabrave, o segmento de caminhões, deve registrar alta de 17% nos emplacamentos em 2018 e alcançar a marca de 60.919 unidades licenciadas. No início do ano, as projeções indicavam crescimento de 9,5%. Apenas o mercado de ônibus deve acusar retração, projeta Alarico. “O segmento deve crescer 3,3% no ano, totalizando 15.597 unidades, contra 5,4% da projeção anterior. A alta inadimplência do setor, entre outros fatores, contribuiu para a redução das expectativas”, explica o presidente da Fenabrave.

Fonte: ABTC.