Notícias

Levantamento mostra que sono ao volante foi causa de 283 acidentes na Fernão Dias em 2017

Com o objetivo de reduzir o índice de colisões traseiras e alertar os motoristas sobre os riscos da sonolência ao volante, a Arteris Fernão Dias irá realizar uma ação educativa na terça (27) e quarta-feira (28) na rodovia Fernão Dias, em Atibaia/SP.

De acordo com os dados do Centro de Controle de Operações, em 2017, 283 acidentes ocorreram porque o motorista dormiu ao volante. O número é 10% inferior ao registrado em 2016. Além disso, as colisões traseiras, um dos tipos de acidente provocados pela sonolência, representaram 19,6% do total de acidentes verificado no ano passado. Dessa porcentagem, 645 episódios envolveram veículos pesados, o que corresponde a aproximadamente 40% do total de colisões traseiras.

Durante a campanha, os caminhoneiros serão abordados no posto Dom Pedro localizado no km 28, da BR 381, na pista sentido Belo Horizonte, entre 19h e 24h, período em que grande parte dos motoristas de caminhões e carretas realiza paradas. Uma equipe da concessionária prestará diversas orientações aos motoristas, como o tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.

“Mesmo com a legislação de 2015 garantindo ao caminhoneiro jornada de trabalho diária de 8h, descanso por um período de 11h e uma parada de 30min a cada 6h horas de direção, é possível perceber que esta regra ainda não é respeitada e muitos acabam dirigindo em condições de sonolência, arriscando a própria vida e a de outras pessoas que estão no caminho”, relata Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da Concessionária.

As pausas ajudam os motoristas a combaterem um fenômeno chamado ‘hipnose viária’. Isso acontece quando o condutor está dirigindo, mas tem a sensação de não estar fazendo isso. Como se perdesse a noção do tempo. “Para não passar por isso, a única solução é fazer paradas na estrada, alongar o corpo e, se possível, revezar o lugar do volante com outra pessoa”, alerta o diretor.

Além das orientações, a equipe de atendimento pré-hospitalar da Autopista Fernão Dias fará uma breve avaliação de saúde com a aferição da pressão arterial e do IMC (índice de massa corpórea), fatores de saúde que contribuem para o aumento do risco de acidentes. Também será realizada uma ação de inspeção veicular nos caminhões, com troca de lâmpadas queimadas de faróis e lanternas.

Serviço:

Campanha Acorda Motorista

Quando: dias 27 e 28 de abril, das 19h às 24h

Onde: BR – 381 – Rodovia Fernão Dias, km 28 – pista Norte – Posto Dom Pedro – Atibaia/SP

Fonte: Arteris Fernão Dias.

Compartilhe: