Notícias

Legislação trabalhista é tema de destaque em eventos do TRC

 

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística), em parceria com a ComJovem (Comissão de Jovens Empresários e Executivos) Nacional, reuniu em Trancoso (BA), entre os dias 17 e 20 deste mês, lideranças do setor de transporte e magistrados para tratarem sobre as principais questões do transporte rodoviário de cargas.

Na abertura da 9ª edição do Encontro Nacional ComJovem e Congresso NTC, no dia 17, a coordenadora nacional da comissão, Ana Carolina Ferreira Jarrouge, enalteceu a presença dos principais empresários ligados ao setor e reforçou o trabalho feito pela ComJovem. “A presença desses líderes aqui é um reconhecimento público de todo o trabalho que vem sendo feito. Isso é de grande valia para todos”, ressaltou Jarrouge.

Antônio Pereira de Siqueira, presidente do Setceb (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Bahia), também participou da abertura e comentou a relevância do debate de questões importantes diante do atual momento do país. O presidente da NTC, José Hélio Fernandes, também subiu ao palco e salientou sobre o Fórum Trabalhista do TRC. “Queremos promover a troca de ideias e de experiências de um assunto que tem sido pauta de todas as nossas reuniões de norte a sul no país”, finalizou Fernandes.

O primeiro dia de evento também premiou os núcleos da ComJovem que tiveram maior destaque ao longo do ano. Na categoria desempenho, os núcleos de Belo Horizonte, Campinas, Cascavel, Curitiba, Joinville, Maringá, São José do Rio Preto, Porto Alegre, São Paulo, Sorocaba, Porto Ferreira e Vale do Paraíba foram reconhecidos pelo cumprimento de suas metas.

Fórum Trabalhista do TRC

O Fórum Trabalhista do TRC norteou as atividades do segundo dia de evento, com nomes relevantes do setor e juristas consagrados no âmbito trabalhista.

Para a juíza Dulce Maria Soler Gomes Rijo, primeira a discursar, questões trabalhistas precisam ser estudadas e devidamente pontuadas, antes de qualquer ação a ser tomada nessa esfera. “Nós temos alguns princípios do trabalho que são básicos, e nós temos que pontuar, para que possamos entender os argumentos em um debate quando falamos em terceirização, reforma trabalhista e na alteração da CLT”.

José Hélio Fernandes salientou a importância de debater a questão com três juízes trabalhistas com visões distintas. “Aqui nós temos, com três visões diferentes, um contraponto bastante interessante. É isso que nós queremos em um tema que, hoje, angustia os empresários”.

Entre os pontos tratados pelo debate estiveram os problemas com funcionários autônomos, questões de litigância de má-fé em ações judiciais, processos gerados por preenchimento de diário de bordo pelos caminhoneiros, questões de contribuição assistencial, além da prescrição das ações judiciais, foram tratados pelos convidados, num debate de alto nível, que contou com a participação de todos os presentes na plateia, com perguntas sobre o setor.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da NTC&Logística.

Fonte: Agência CNT de Notícias.

 

Compartilhe:

Receba nossa newsletter!

Fique por dentro das novidades do setor.

© 2022 – Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região – SINDICAMP – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por PrinciWeb