Iniciada a operação inverno nas rodovias paulistas

Inicia nesta sexta-feira, 26, a Operação Inverno 2015 da Secretaria de Logística e Transportes, nas rodovias de acesso à Região Serrana, de Campos do Jordão, Circuito das Águas (Lindóia, Águas de Lindóia e Serra Negra) e Oeste Paulista, sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O esquema operacional será mantido até às 24h do dia 26 de julho.

A operação foi especialmente organizada para minimizar o impacto do aumento do volume de tráfego nessas rodovias, durante o inverno, e aumentar o monitoramento, garantindo melhores condições de conforto e segurança aos usuários.

Integram a Operação Inverno 2015 a Rodovia Pedro Astenori Marigliani (SP-008), Rodovia Bevenuto Moretto (SP-095), Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), Rodovia Octávio de Oliveira Santos (SP-147), Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) e Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Os horários de maior movimento são esperados entre 18h e 22h das sextas-feiras. Aos sábados, a expectativa de tráfego intenso é entre 7h e 14h. No retorno, aos domingos, o movimento cresce a partir das 18h, permanecendo assim até 22h.

Reforço operacional
Durante a Operação Inverno, o DER reforçará a fiscalização, o monitoramento e o auxílio aos usuários. Ao todo, 385 veículos darão apoio aos usuários nas rodovias que integram a ação. Dentre eles, estão 81 viaturas de inspeção (pick-ups e caminhonetes), 136 guinchos (leves e pesados), três viaturas para Atendimento Pré-Hospitalar, 128 veículos de apoio, 20 caminhões pipa e 21 veículos de apreensão de animais, entre outros veículos e motocicletas que estarão à disposição dos motoristas. Além disso, aproximadamente 600 profissionais estarão nas estradas durante a operação.

Informações aos usuários
Os usuários poderão obter informações sobre a situação das rodovias monitoradas pelo Centro de Operações do DER em tempo real. Boletins serão emitidos pelo site www.der.sp.gov.br com as principais informações sobre a situação do tráfego e também sobre as condições climáticas. Além disso, será disponibilizado o tempo de viagem na SP-270 e na SP-123. O usuário pode ainda contar com os serviços de auxílio e socorro pelo telefone 0800 055 5510.

O perfil do DER no Twitter e mais uma opção para os motoristas que estão na estrada e precisam de informações. O endereço do DER é @_dersp.

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e o DER recomendam prudência aos motoristas nas estradas, respeito aos limites de velocidade estabelecidos nas rodovias e atenção às Leis de Trânsito. A policia Militar Rodoviária disponibilizara o efetivo necessário para atender a demanda de Operação e Fiscalização nas Rodovias Estaduais.

Todas as obras estarão suspensas durante o período, para garantir mais fluidez de tráfego. Salvo obras emergenciais, que possam ser necessárias.

Fonte: Estradas.com