Notícias

Indústria registra ligeira alta na produção em abril, aponta IBGE

 

A produção industrial subiu 0,1% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, divulgou ontem, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a abril de 2015, a produção caiu 7,2%. No ano, a produção da indústria acumula queda de 10,5%. Em 12 meses, o recuo é de 9,6%.

A indústria registrou avanço na produção em 11 dos 24 ramos pesquisados na passagem de março para abril. Entre os setores, os principais impactos positivos foram os aumentos registrados por produtos alimentícios (4,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,0%).

O setor de biocombustíveis conseguiu eliminar parte do recuo de 6,7% verificado em março. O resultado em abril foi impulsionado pela antecipação da moagem da cana-de-açúcar, que beneficiou tanto a produção de açúcar quanto a de álcool. “Houve melhora das condições climáticas, um clima mais seco na região Centro-Sul. Esses produtos têm comportamento mais positivo em relação não apenas a março mas também em relação a abril de 2015”, afirmou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Dentre os treze ramos que reduziram a produção, os destaques foram veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,5%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,9%). As duas atividades vinham de avanços no mês anterior: 2,0% e 10,5%, respectivamente.

Revisões

O IBGE revisou o dado da produção industrial do mês de fevereiro ante janeiro, de -2,7% para -2,9%.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Compartilhe: