Notícias

Indústria 4.0 atingiu o valor de US$ 1,77 bilhão em 2022 no Brasil

Tecnologia pode ajudar a indústria a voltar a ser grande player internacional e retornar a ter importância no PIB brasileiro, acreditam especialistas

 

A indústria brasileira 4.0,  nome dado à transformação tecnológica nas atividades industriais, atingiu o valor de US$ 1,77 bilhão em 2022, representando uma taxa de crescimento anual composta de 18,8% entre 2017-2022. Os dados são do “Monitor da Indústria 4.0”, um estudo mundial da International Market Analysis Research and Consulting (IMARC). Os números brasileiros são analisados pelo Observatório Nacional da Indústria, da CNI. A perspectiva é que entre 2023 e 2028, o mercado da Indústria 4.0 no Brasil atinja US$ 5,62 bilhões, uma taxa de crescimento anual de 21,0%.

Por outro lado, os últimos dados do IBGE sobre o desempenho da indústria não são animadores: em abril, o setor estava 18,5% aquém do ponto mais alto da série histórica, em maio de 2011. Este ano, o setor acumula queda de 1,0% e, em 12 meses, variação negativa de 0,2%. Segundo o instituto, a indústria ainda se encontra 2,0% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Para os especialistas de desenvolvimento industrial do observatório, Marcello José Pio e Juliano Antônio Sebben, se as empresas conseguirem atingir este novo patamar tecnológico, não só o segmento industrial retornará a ter importância no PIB brasileiro, mas será um grande player internacional.  Segundo eles, o resultado apurado mostra que o Brasil está avançando bem na questão 4.0 e como país emergente se destaca, bem a frente dos nossos vizinhos.

– A aquisição e uso  das tecnologias da automação 4.0 permitirá às empresas industriais alcançarem maiores índices de produtividade e qualidade, bem como aumentar a potencialidade de atendimento a outros mercados, principalmente os mercados internacionais. As “empresas inteligentes” (empresas que usam de forma eficiente e eficaz tais tecnologias) poderão implementar de forma efetiva a chamada customização em massa, que significa produção em larga escala, mas atendendo às necessidades específicas de cada cliente ou grupo de clientes.

Compartilhe: