Notícias

Inaugurada ampliação do Galeão (RJ), aeroporto oficial dos Jogos Olímpicos

 

A ampliação do Aeroporto do Galeão (RJ), principal porta de entrada dos visitantes e delegações para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi inaugurada nessa quinta-feira (19). São 100 mil m² de área, com 26 novas pontes de embarque, sendo três delas com especificações técnicas para acomodar as maiores aeronaves do mundo. Foram investidos R$ 2 bilhões de reais nas obras.

“Entregue em tempo recorde, a renovação do Aeroporto Internacional Tom Jobim é o resultado de um compromisso que firmamos, em 2014, para a cidade e nossos passageiros. No pico das obras, o consórcio construtor chegou a gerar mais de 7 mil empregos”, afirma Luiz Rocha, presidente do RIOgaleão, que administra o aeroporto. Aproximadamente 1,5 milhões de passageiros devem passar pelo terminal em razão dos Jogos.

Com as mudanças, o Galeão passa a contar com 24 mil m² de área comercial, entre lojas e restaurantes, e amplia o leque de opções para os passageiros. Serão mais de 100 novos estabelecimentos, abertos aos poucos, até as Olimpíadas.

Além disso, o novo Welcome Center, localizado no desembarque do Terminal 2, terá informações turísticas sobre a cidade e o estado do Rio de Janeiro e opções de transportes, além de orientações sobre o aeroporto. O projeto é uma parceria com RioTur e Setur, que capacitaram equipe trilíngue para realizar um atendimento personalizado e auxiliar o viajante a planejar o roteiro de visitas na Cidade Maravilhosa e indicar possibilidades de turismo por todo o estado.

Com um quilômetro de extensão, o Píer Sul tem 14 esteiras rolantes com comprimentos de até 100 metros, quatro elevadores e seis escadas rolantes. No Terminal 2, a concessionária também realizou investimentos, incluindo a instalação de seis pórticos de raio-x, 14 elevadores e 16 escadas rolantes. A revitalização e automatização dos sistemas de energia, assim como de um novo sistema de sonorização totalmente digital, serão concluídas antes das Olimpíadas.

Conforme a RIOGaleão, até 2039, quando se encerrará o prazo da concessão, serão aplicados R$ 3,2 bilhões em novas infraestruturas.

Com informações da RIOGaleão

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: