
O Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), painel localizado na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo (SP) registrou R$ 1,4 trilhão na manhã do dia 9/11. Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 16/11, o que significa aumento na arrecadação.
Apesar do resultado, o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato, indicou que a arrecadação de tributos está crescendo em ritmo mais lento devido à desaceleração da economia. O dirigente afirmou que, mesmo com esse quadro, o pagamento de impostos está crescendo mais do que a economia.
O Impostômetro revela o valor desembolsado pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano para pagar impostos, taxas e contribuições para a União, os estados e os municípios. Ele foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a exigir, dos governos, serviços públicos de qualidade.
Neste link, é possível consultar o que dá para fazer com o dinheiro, e quanto foi arrecadado em um período ou em um município.
Fonte: Transporta Brasil.