Notícias

Hortolândia e Sumaré alavancam economia na Região Metropolitana de Campinas

Hortolândia e Sumaré estão se destacando como potências econômicas na Região Metropolitana de Campinas, evidenciando crescimento e valores robustos no Produto Interno Bruto (PIB).

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que ambos apresentam PIBs consideráveis, consolidando-se como grandes destaques na região.

Hortolândia e Sumaré como destaques econômicos da região

Hortolândia registrou um impressionante aumento de 18% em seu PIB, refletindo uma ótima performance econômica e se colocando à frente de centros tradicionalmente considerados economicamente robustos na região, como Jaguariúna, Vinhedo, Valinhos, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Apesar de ainda ficarem atrás de Campinas, Indaiatuba e Paulínia em termos de PIB total, Hortolândia e Sumaré estão demonstrando um crescimento notável.

Sumaré exibe um PIB per capita de R$ 55,8 mil, enquanto Hortolândia alcança um notável R$ 77,3 mil. Em uma análise mais ampla, essas cidades superaram Campinas no crescimento percentual do PIB, que registrou um aumento de 11,5%.

O fortalecimento do PIB regional reflete o cenário nacional, onde o Brasil experimentou um crescimento de 4,8% em 2021, recuperando-se da queda de 3,3% em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O aumento nos serviços presenciais, a retomada do consumo das famílias e o crescimento em setores específicos da indústria contribuíram para esse resultado positivo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98.
Fonte: Portal Hortolândia/ Foto: Reprodução

Compartilhe: