Guarulhos (SP) realiza último simulado de acessibilidade antes da Olimpíada

O CTOE (Comitê Técnico de Operações Especiais) realizou o último teste, antes do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 (em 5 de agosto), para verificar a adequação da infraestrutura do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para atendimento a passageiros com necessidade de atendimento especial.

Foram realizadas simulações de situações reais de embarque, desembarque e conexão durante a Paralimpíada. Um grupo de voluntários, com cadeirantes e deficientes visuais, seguiu os procedimentos oficiais de chegada dos atletas, iniciando pelo desembarque doméstico no Terminal 2 e fazendo conexão para embarque internacional no Terminal 3. Foram realizados todos os trâmites de imigração.

O exercício teve duração de duas horas e contou, também, com a participação de representantes de 15 companhias aéreas, do governo federal e de empresas de apoio do aeroporto.

Entre os itens verificados e aprovados pelo CTOE estão a utilização de uma plataforma móvel para erguer as cadeiras do solo, após a retirada do porão da aeronave, até a porta do avião; vedação de todas as cadeiras para proteger da umidade do clima; acondicionamento adequado das cadeiras nos contêineres da aeronave; e procedimentos padronizados de embarque e desembarque para deficientes visuais (como condução e instrumentos de apoio).

“O aeroporto está bastante preparado. Mas é importante lembrar que este é um desafio histórico para a aviação brasileira: estamos prestes a sediar uma Paralimpíada com cerca de 4 mil atletas com demandas especiais de atendimento”, avaliou o chefe de serviço do CTOE, João Paulo Alves.

Com informações da Secretaria de Aviação Civil

Fonte: Agência CNT de Notícias.