Greve dos caminhoneiros derruba setor de serviços

De abril para maio o volume de serviços no Brasil caiu 3,8%, a queda mais intensa desde o início da série histórica da pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro de 2011. Assim como a indústria e o comercio, os serviços foram fortemente afetados pela greve dos caminhoneiros, na segunda quinzena de maio.

O índice de queda foi o mesmo na comparação com maio do ano passado, a maior desde abril de 2017 (5,7%). Os serviços acumulam quedas de 1,3% no ano e de 1,6% em doze meses, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Todas as atividades tiveram queda de abril para maio, com maior impacto em transportes, serviços auxiliares de transporte e correios, com recuo de 9,5% no período. Os serviços de transporte terrestre, diretamente afetados pela greve, recuara 15% no período.

A categoria outros serviços recuou 2,7%, serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 1,3%, serviços de comunicação e informação retraiu 0,4% e serviços prestados às famílias registrou queda de 0,3%.

Fonte: Frota & Cia.