Greve dos bancários afeta 327 postos de trabalho na região, afirma sindicato

A greve dos bancários fechou 327 agências e departamentos em Campinas e região, nesta segunda-feira (26), segundo sindicato da categoria. A mobilização dos funcionários começou há três semanas para reivindicar alta de 14,7% nos salários e melhores condições de trabalho.

Na metrópole foram afetados 165 unidades de trabalho, incluindo bancos públicos e privados; enquanto outros 162 estão distribuídos em 33 cidades da região, entre elas, Americana, Sumaré, Hortolândia, Amparo, Mogi Mirim, Indaiatuba, Mogi Guaçu, Serra Negra, Valinhos e Vinhedo.

A assessoria do sindicato que representa quase 10 mil profissionais informou que nova rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está prevista para terça-feira.

Reivindicações

Os bancários reivindicam alta salarial de 14,7%, com piso de R$ 3.940,24, e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários, mais R$ 8.317,90.

Além disso, pedem melhores condições de trabalho, vale-alimentação e auxílio-creche de R$ 880 cada (valor do salário mínimo) e auxílio educação (para graduação e pós).

Negociações
A proposta mais recente apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), rejeitada pela categoria, oferece aumento de 7% nas remunerações, e abono de R$ 3 mil.

A categoria, porém, alega que a oferta ficou abaixo da inflação de 9,62% acumulada entre setembro de 2015 e agosto deste ano.

Alternativas

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem utilizar caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (dentro do prazo), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, lotéricas e supermercados), é possível pagar contas dos serviços públicos, sacar dinheiro/benefícios e realizar depósitos.

Fonte: G1.