Notícias

GOVERNO VAI REAVALIAR NOVOS RADARES TAMBÉM EM RODOVIAS CONCEDIDAS, DIZ DIRETOR-GERAL DA ANTT

Um dia antes, após ordem de Bolsonaro, ministério anunciou que suspendeu instalação desses equipamentos em rodovias não-concedidas à iniciativa privada.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues Junior, afirmou nesta terça-feira (2) que a agência vai reavaliar os pedidos de instalação de novos radares nas rodovias concedidas à iniciativa privada.
Segundo Rodrigues, essa reanálise foi decidida após o governo federal suspender o contrato que previa a instalação de radares em rodovias federais não-concedidas, que estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A medida foi anunciada na última segunda (1º), um dia após Bolsonaro afirmar em uma rede social que determinou ao Ministério da Infraestrutura o cancelamento da instalação de mais de 8 mil radares eletrônicos em rodovias federais.
 

Governo suspende a instalação de milhares de radares nas estradas federais

O governo não informou quantos radares estavam previstos para serem instalados nas rodovias concedidas antes da suspensão. Segundo Rodrigues, nos 9,7 mil quilômetros dessas estradas federais concedidas existem 633 radares de controle de velocidade.
“No caso da ANTT, há novos pedidos, porém, em função até do posicionamento do presidente da República, nós vamos fazer uma reavaliação. Radar bem instalado é questão de salvar vidas”, disse o diretor da agência.
Em audiência pública no Comissão de Infraestrutura do Senado, Rodrigues defendeu a instalação de radares como forma de “salvar vidas”, desde que instalados nos locais certos.
Para o diretor-geral da ANTT, muitas vezes a geometria da rodovia exige a instalação de radares para se evitar acidentes.
Rodovias não-concedidas
Em nota, o Ministério da Infraestrutura disse que o contrato suspenso pelo Dnit, para a instalação de radares nas rodovias não-concedidas à iniciativa privada, teria um custo de R$ 1,029 bilhão em 5 anos.
Segundo o ministério, esses equipamentos seriam instalados em novos pontos dessas rodovias administradas pelo Dnit, mas também em substituição a radares já existentes.
O departamento não cita o número de radares cuja instalação foi suspensa. Diz que a implantação de sensores de velocidade em rodovias sob a administração do Dnit poderia chegar a “8.015 faixas”.
“Será considerada como prioritária a redução do uso do equipamento onde estes não são essenciais à segurança viária, com a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança”, completa o órgão.
– Em função de determinação presidencial, a instalação de novos sensores foi suspensa até a revisão e a atualização de critérios pelo Ministério da Infraestrutura, que serão baseados em estudos técnicos que já estão em andamento;
– Desta forma, o Ministério da Infraestrutura determinou que seja feita uma análise rigorosa no plano de radares instalados nas rodovias. Será considerada como prioritária a redução do uso do equipamento onde estes não são essenciais à segurança viária, com a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança;
– O Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (DNIT) esclarecem que a conclusão de processos licitatórios referentes à instalação de novos radares havia sido feita em janeiro (antes da posse da nova diretoria do DNIT);
– Com estes processos, a possibilidade de implantação de sensores de velocidade em rodovias sob a administração do DNIT poderia chegar a 8.015 faixas;
– Esta quantidade abrange a totalidade de equipamentos previstos em rodovias federais sob a administração do DNIT, incluindo substituições em trechos que já possuíam radares;
– Os contratos decorrentes do edital, se utilizados em sua totalidade, teriam um custo de cerca de R$ 1,029 bilhão em cinco anos;
– O Ministério da Infraestrutura, juntamente com seus órgãos vinculados e com a participação de todo sistema nacional de trânsito, promoverá também uma campanha nacional de educação dos nossos motoristas, de maneira a aprimorar o conhecimento e o procedimento dos usuários das nossas rodovias.
Fonte: G1.
 

Compartilhe: